Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cuide-se!

Calor excessivo piora a pressão baixa; veja como prevenir

Redação Bonde
11 dez 2012 às 09:47
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A estação mais quente do ano pode provocar desconforto em algumas pessoas. Devido às altas temperaturas, o funcionamento do corpo pode ter variações, entre elas a queda da pressão arterial - força que o fluxo sanguíneo exerce nas paredes das artérias. "O calor causa dilatação dos vasos sanguíneos, o que abaixa a pressão, e pode também causar certo grau de desidratação, contribuindo para um mal-estar ainda maior", ressalta o cardiologista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Alexandre Alessi.

Os sintomas mais comuns na pressão baixa é a sonolência nos dias mais quentes, podendo evoluir para tonturas, principalmente ao levantar, e até mesmo desmaios. Sendo mais comum em jovens, com tendência a normalização dos níveis na idade adulta.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Em geral, as causa da queda de pressão estão ligados à falta de ventilação nos ambientes, desidratação, realização de movimentos bruscos, como: levantar-se muito rápido ao acordar, e alguns fatores ambientais, como calor excessivo e dias abafados", destaca Alessi.

Leia mais:

Imagem de destaque
8 de agosto a 8 de dezembro

Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades

Imagem de destaque
Novos hábitos

Confira quatro dicas para começar a praticar esportes

Imagem de destaque
Mulheres com mais de 40 anos

Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames

Imagem de destaque
Cuidado com a saúde

Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil


A queda pode estar ligada também, a fatores emocionais de estresse e ansiedade, pois nesses momentos a pessoa tende a respirar mais profundamente e com rapidez, causando a redução do índice de gás carbônico no sangue. E, consequentemente, ocorre a queda de pressão. "Quando há uma diminuição do fluxo saunguíneo, o cérebro pode sofrer uma carênciade sangue, ocasionando o desmaio", alerta Alessi. Se o nível da pressão baixa se agravar, pode levar a um choque e até mesmo à morte.

Publicidade


Os hipotensos não devem descuidar da hidratação, consumindo, no mínimo, dois litros de água ao dia. Atividade física regular também é um bom aliado. "Pessoas com pressão baixa devem evitar permanecer em ambientes fechados, pouco ventilados e com aglomeração", efantiza o especialista.


A pressão considerada normal segundo a cardiologista, tanto em mulheres quanto a homens, não deve ultrapassar 135/85mmHg. "Os níveis inferiores dependem dos sintomas do paciente. Aqueles que apresentam pressão arterial de 90/60mmHg (considerada baixa) mas, que não tenham sintomas, não precisam tomar nenhuma providência", afirma. Ao contrário, aponta a médica, a pressão alta é uma doença crônica e que precisa de um tratamento permanente.

Publicidade


Como evitar?


Para evitar queda de pressão arterial, que causa um mal-estar não espereado, é necessário ficar atento a algumas recomendações:

Publicidade


Não permaneça por longo tempo em lugares quentes, inclusive bannhos quentes;


Não utilizar roupas quentes, que causem sensação de calorão;

Publicidade


Evitar mudança de habitos alimentares, somandoa atividade física e perda de peso;


Ter um dieta saudável, com muitas frutas e verduras, além de ingerir bastante líquido;

Publicidade


Praticar exercícios físicos regularmente e manter o peso dentro dos padrões saudáveis;


Não fumar;

Publicidade


Em momentos de ansiedade deve-se tomar água para hidratar o corpo;


Beber bastante liquido durante os exercícios físicos e evitar mudanças bruscas de posição;

Durante a prática esportiva, há liberação de substâncias vasodilatadoras benéficas e maior produção de suor, o que causa desitratação. Tudo isso propicia a queda de pressão.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade