Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Xô sedentarismo!

Cinco atividades alternativas para pessoas que nunca se exercitam

Redação Bonde
24 ago 2015 às 13:00
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Dados do Instituto de Pesquisa Mintel apontam que cerca de 30% dos britânicos nunca se exercitam. E no resto do mundo não é diferente. Em qualquer lugar sempre haverá aquela parcela mais preguiçosa da população. Mas mesmo para essas pessoas existem algumas práticas alternativas que ajudam a espantar o sedentarismo. Especialistas listaram cinco exercícios que as pessoas podem fazer no dia a dia sem nem perceber que estão se exercitando e sem ter gastos adicionais. As atividades são indicadas para todos, mas servem principalmente para a galera do #odeioacademia ou #amomeusofa. Anote e pratique:

1. Suba e desça escadas

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O exercício não precisa levar uma hora inteira. Esforço em ritmo acelerado por períodos curtos pode trazer muitos benefícios. A guru da boa forma Rosemary Conley sugere a subida e descida de escadas em casa mesmo. "É de graça, não leva muito tempo e exercita o fôlego", diz ela.

Leia mais:

Imagem de destaque
8 de agosto a 8 de dezembro

Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades

Imagem de destaque
Novos hábitos

Confira quatro dicas para começar a praticar esportes

Imagem de destaque
Mulheres com mais de 40 anos

Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames

Imagem de destaque
Cuidado com a saúde

Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil


2. Aposte nas flexões

Publicidade


Rosto virado para o chão, braços posicionados em forma de L, pernas firmes e nádegas alinhadas com o resto do corpo (sem levantá-las para o alto). Detestada por muitos, a prancha ou flexão é o melhor exercício para melhorar as condições físicas do centro do corpo, segundo Elliot Lake, gerente da Bootcamp Pilates. Comece ficando na posição por 30 segundos, três vezes pode semana. A região do centro do corpo é composta por músculos profundos que conectam as partes de cima e de baixo do organismo, incluindo o estômago, as costas, os quadris e as nádegas. O exercício traz benefícios para o estômago, ajuda a melhorar a postura e exercita a coluna. O ideal é chegar a um minuto na posição, três vezes por semana.


3. Passe o aspirador em casa

Publicidade


Atividades domésticas mais pesadas como passar o aspirador ou um esfregão pela casa ajuda a suar e eleva os batimentos cardíaco, diz Conley. lavar o carro ou cortar a grama também são tarefas que trazem benefícios para o corpo.


4. Escreva o alfabeto com sua perna

Publicidade


Esse é um outro método usado por Conley. "Sente-se, levante uma perna e desenhe um alfabeto imaginário no ar com um dedo do pé. Depois faça isso com a outra perna", afirma. "É fácil porque você pode fazer o exercício assistindo televisão, por exemplo".


5. Programe um alarme

Mesmo quem trabalha sentado deve programar um alarme no celular para ficar em pé por cinco minutos regularmente. Ou então dar uma breve caminhada pelo mesmo período de tempo, segundo orientação do médico Lauren Sherar, especializado em atividades físicas e saúde pública. Pesquisas médicas revelam que ficar sentado por muito tempo diminui a expectativa de vida. Já ficar em pé regularmente melhora a saúde. (Fonte: BBC Brasil)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade