Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Não saia da linha!

Comece o ano cortando seis hábitos que fazem você comer demais

Redação Bonde
30 dez 2014 às 13:43
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Emagrecer é uma tarefa que requer muito esforço. Se perder peso é difícil, permanecer magro é ainda mais complicado. Com a pressa que toma conta da rotina, algumas situações comuns só dificultam estes processos. Falta tempo para cozinhar e comer alimentos saudáveis, o número de refeições diminui e o consumo excessivo em uma refeição noturna é bastante comum.

Mas, que tal aproveitar o início do ano para mudar alguns hábitos e estabelecer metas para não sair da linha - e quem sabe até emagrecer - em 2015?

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para conseguir se alimentar corretamente e atingir seu objetivo, o melhor jeito é prevenir situações que levam ao exagero. Para ajudar nessa mudança de atitude, a nutricionista Karina Gallerani, do site Minha Vida, mapeou as principais ocasiões que ameaçam uma boa dieta. Anote e fuja delas:

Leia mais:

Imagem de destaque
8 de agosto a 8 de dezembro

Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades

Imagem de destaque
Novos hábitos

Confira quatro dicas para começar a praticar esportes

Imagem de destaque
Mulheres com mais de 40 anos

Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames

Imagem de destaque
Cuidado com a saúde

Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil


Pular refeições

Publicidade


Quem fica sem comer achando que isso emagrece vai sofrer quando se pesar da próxima vez. Isso porque a fome acumula e você exagera na dose. Além disso, uma dieta pobre prejudica a produtividade no trabalho e desencadeia sérios problemas à saúde.


Deixar de ter um bom café da manhã, por exemplo, é um erro comum que acaba levando a pessoa a não ter energia durante o dia e favorece o consumo de lanches calóricos que fazem engordar. Uma alimentação balanceada requer refeições a cada quatro horas, garantindo maior saciedade e possibilitando melhor controle metabólico e nutricional.

Publicidade


Assistir à televisão enquanto se alimenta


Assistir à televisão por longos períodos é um forte fator para a obesidade. Seu coração, pressão sanguínea e metabolismo diminuem. Isso favorece o acúmulo de gordura, até porque os alimentos que acompanham esse hábito não são nada saudáveis.

Publicidade


Comer assistindo televisão, lendo uma revista, falando ao telefone, entre outras atividades, distrai e facilita os excessos alimentares. O ideal é sentar-se à mesa, num ambiente tranquilo. Alimente-se devagar, descansando os talheres sobre a mesa entre uma porção e outra. Faça um teste e perceba que você necessita de uma porção muito menor para se sentir saciado.


Pagar para comer à vontade

Publicidade


Outro erro muito comum é se alimentar em excesso ao realizar as refeições em restaurantes que possuem um preço fixo para comer à vontade. Não é preciso limpar o prato só porque pagou por ele, o ideal é parar de comer quando estiver satisfeito.


Comer muito rápido

Publicidade


Esse é um hábito cada vez mais comum, principalmente em cidades grandes. Comer rapidamente faz com que você coma muito antes de perceber que já está satisfeito. O cérebro leva um tempo para começar a enviar sinais de satisfação. Mastigar mal os alimentos prejudica a digestão e é fator de risco para uma síndrome metabólica, uma combinação de sintomas como pressão alta, obesidade, colesterol alto, e resistência à insulina.


Consumir muitos carboidratos simples

Publicidade


Eles são deliciosos, mas como são digeridos mais rapidamente, elevam os níveis de açúcar no sangue. Balas, doces, chocolates pães e bolos de farinha branca levam o pâncreas a bombear quantidades ainda maiores de insulina para ajudar a restabelecer os níveis normais de açúcar no sangue.


Quando isso acontece, o estômago e o cérebro enviam sinais de fome, reiniciando o ciclo. Se, mais uma vez, você satisfizer o apetite com carboidratos simples, você vai desejar ainda mais doce. Mas ao invés de sentir-se cheio e satisfeito, você se sentirá constantemente faminto. Isto significa que uma dieta que contém muito carboidrato simples pode levá-lo a um ciclo vicioso onde se come mais e mais.


Beliscar


Durante as atividades do dia a dia, este hábito aumenta as chances de ficar acima do peso. A vontade de beliscar toda hora vem quando não nos alimentamos corretamente durante as refeições estipuladas ou quando os alimentos que compõem essas refeições são de baixo valor nutricional.

Sabendo distinguir a fome da vontade de comer e marcando horários fixos para as refeições,sem intervalos muito grandes entre elas, a vontade de beliscar passa e você come menos. Evite deixar doces, bolos, chocolates e petiscos nos armários de casa. (Com informações do Minha Vida - Saúde, Alimentação e Bem-estar)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade