Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Xô gordurinhas!

Confira mitos e verdades sobre barriga chapada

Redação Bonde
17 set 2012 às 09:43
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Para conseguir um abdômen perfeito, tem gente que diminui o sal, bebe mais líquido, come devagar... Mas, será que tudo isso colabora para diminuir ou aumentar o volume da região? O endocrinologista Danilo Bianchini Höfling ajuda a desvendar os mitos e as verdades sobre a barriga chapada.

Beber muita cerveja contribui para deixar a barriguinha saliente?

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Verdade: a cerveja é extremamente calórica e pode gerar ganho de peso. "Como outros alimentos com alta quantidade de calorias, ela pode contribuir para o ganho de gordura, ainda mais se você tem uma dieta hipercalórica", explica Höfling. Mas, vale lembrar que a famosa "barriga de cerveja" não aparece devido à alta quantidade de bebida alcoólica ingerida e, sim, pelas calorias. Pessoas que têm maior tendência a acumular gordurinhas na barriga, acabam engordando mais nesta região ao beber cerveja em excesso.

Leia mais:

Imagem de destaque
8 de agosto a 8 de dezembro

Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades

Imagem de destaque
Novos hábitos

Confira quatro dicas para começar a praticar esportes

Imagem de destaque
Mulheres com mais de 40 anos

Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames

Imagem de destaque
Cuidado com a saúde

Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil


Tomar bastante líquido durante o dia ajuda a perder barriga?

Publicidade


Mito: apenas ingerir bastante água não promove a redução de peso e nem a perda de medidas na região do estômago. Outros líquidos ainda podem causar o efeito contrário. "Se a bebida tiver muitas calorias, como no caso dos energéticos, ela poderá contribuir para o ganho de peso e parte da gordura poderá ser depositada no abdômen", alerta o endocrinologista.


Ingerir líquidos durante as refeições também dá barriga?

Publicidade


Mito: não há risco nenhum para o corpo em beber um copo de água durante um almoço. O que contribui para aumentar a gordura localizada é ingerir líquidos muito calóricos. Por isso, verifique as informações da embalagem antes de escolher a bebida que irá acompanhar as suas refeições.


Comer muito rápido aumenta o abdômen?

Publicidade


Em termos: "Comer rapidamente, como no caso de compulsão alimentar, pode contribuir para o ganho de peso e, consequentemente, para o ganho de abdômen, mas não podemos falar que se trata de gordura localizada", explica o médico. Portanto, mastigar os alimentos mais devagar pode ajudar a diminuir calorias e a perder medidas na região da barriga.


Ingerir refrigerantes e outras bebidas gaseificadas causa inchaço?

Publicidade


Em termos: o que pode acontecer é um aumento temporário na região abdominal pelo acúmulo de gases no intestino, provocado por esses produtos, ou seja, um inchaço momentâneo causado pelo gás presente nos refrigerantes.


Comer alimentos salgados demais dá barriga?

Em termos: "As dietas muito ricas em sal podem contribuir com o acúmulo de líquido no organismo (conhecido por edema), especialmente em pessoas predispostas", alerta Höfling. Mas o inchaço causado pelo sal é distribuído pelo organismo e não ocorre de forma localizada. (Fonte: Revista Shape)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade