Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Relógio biológico

Confira orientações para fazer as pazes com o seu despertador

Redação Bonde
13 ago 2014 às 15:06
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O nosso ritmo central é programado pela hipófise, e ela regula vários outros "reloginhos" no corpo. É como se ele fosse um maestro, e os outros órgãos, músculos e células fossem uma orquestra de vários instrumentos. Quando a música está desafinada, ou melhor, os relógios estão dessincronizados, a saúde então não vai bem.

A ciência que estuda como essa sinfonia funciona é a cronobiologia, que estabelece que alguns de nós podem começar o dia mais cedo ou mais tarde. São os chamados cronotipos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O cronotipo matutino é aquele que dorme cedo e acorda cedo e tem alta produção durante o período da manhã. Já o vespertino, quando chega ao final da tarde e a noite, principalmente, acaba despertando e sendo mais produtivo. Isso significa que o relógio biológico desses extremos ou é mais adiantado ou mais atrasado. A maioria das pessoas, porém, se encaixa em algum lugar intermediário entre esse dois polos. Além disso, existe a questão de quantas horas de sono cada pessoa precisa para estar mais disposta: são os dormidores longos e curtos, que dormem mais ou menos.

Leia mais:

Imagem de destaque
8 de agosto a 8 de dezembro

Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades

Imagem de destaque
Novos hábitos

Confira quatro dicas para começar a praticar esportes

Imagem de destaque
Mulheres com mais de 40 anos

Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames

Imagem de destaque
Cuidado com a saúde

Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil


O ideal seria que cada um pudesse adaptar seu dia aos momentos em que será mais produtivo. Na sociedade de hoje, os matutinos e dormidores curtos se dão melhor. Mas é possível, sim, tentar adaptar-se e ajudar o corpo a render um pouco mais de manhã. Um vespertino nunca se tornará um matutino, um não se sente bem no horário do outro.

Publicidade


Segundo o médico Fábio Cardoso, especialista em Medicina Preventiva e Longevidade, algumas atitudes e bons hábitos podem ajudar nesse processo de adaptação. Confira as orientações do especialista:


1. Tenha horários constantes

Publicidade


A hora de dormir e acordar é um dos fatores que regulam nosso ciclo cicardiano. Assim, se você mantiver os mesmos horários todos os dias, o organismo tende a se habituar. Muitos tentam acordar mais cedo, mas continuam dormindo mais tarde, ou então ficam um pouco mais na cama nos fins de semana. Isso confunde o corpo, que retoma o hábito a que está predisposto. O que se aconselha é manter uma regularidade, que não precisa ser rígida.


2. Programe teu dia com 1 hora a menos

Publicidade


E faça isso durante a noite, assim você ganha uma hora para desacelerar. Programar muitas atividades para antes de dormir pode gerar estresse e liberar hormônios, como cortisol, que atrapalham o sono. Isso vale mais ainda para quem leva trabalho para casa. E não importa seu cronotipo, dormir mal atrapalha o rendimento de qualquer um, e não só de manhã.


3. Consuma proteínas de manhã

Publicidade


Pessoas que ingerem refeições proteicas têm uma melhor memória por algum tempo depois do consume, e também resulta em mais atenção (foco). Proteínas demandam maior gasto energético para sua absorção e metabolismo pelo fígado e induzem a aceleração do organismo. Além disso, o médico lembra que as proteínas reduzem a entrada do triptofano no cérebro, hormônio ligado ao sono, além de estimular a noroadrenalina, nos tornando mais despertos e ativos.


4. Faça exercícios cedo

Manter-se ativo durante a manhã ajuda, e muito, a manter o corpo e a mente acordados. Existe o conceito de ativação comportamental, onde como você age influi no seu corpo. Se você acordar com muito sono, pule da cama, tome um banho logo cedo, abra a janela, ative esse comportamento. O mais difícil é começar o dia, mas se você se dispõe logo, então se anima. Uma das formas de fazer isso é com atividades físicas, que ainda liberam uma série de hormônios, como os adrenérgicos, que aumentam a temperatura corporal, outro sincronizador do relógio biológico. Além disso, o metabolismo se acelera, trazendo mais disposição. Muitos vespertinos não conseguem fazer exercícios mais puxados logo cedo, mas mesmo a atividade moderada, como uma caminhada, já surte esse efeito no corpo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade