Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Não sofra!

Confira sete truques para driblar a TPM e ser mais feliz

Redação Bonde
28 set 2012 às 08:11
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A tensão pré-menstrual (TPM) pode pegar você de jeito se você não fizer nada para impedi-la. Por mais que seja difícil se controlar nesses dias de tensão, é possível sim se livrar de muitos incômodos causados por ela.

Num dia tudo está maravilhoso para você: um namorado do jeito que você sempre quis, um emprego legal com o qual você se identifica, amigos e família participando de todas suas conquistas, mas de repente, em determinada fase do mês você é surpreendida pelos sintomas da TPM e seu mundo perfeito parece cair por terra.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Nessa fase você é tomada por uma vontade maluca de comer doces, experimenta várias calças até achar uma que feche na sua cintura, xinga alguém no caminho para o trabalho, tem ataques de nervos, a raiva vai aumentando até que você sente uma vontade incontrolável de chorar e seu humor fica completamente estranho e imprevisível. Apesar desse quadro desanimador, não se desespere! Além de você, 85% das mulheres tem pelo menos um deste sintomas durante o período menstrual. No entanto, somente 15% procuram tratamentos. Quando a situação aperta pra valer e abala o lado emocional, esse índice sobre para 42%.

Leia mais:

Imagem de destaque
8 de agosto a 8 de dezembro

Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades

Imagem de destaque
Novos hábitos

Confira quatro dicas para começar a praticar esportes

Imagem de destaque
Mulheres com mais de 40 anos

Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames

Imagem de destaque
Cuidado com a saúde

Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil


Para ajudá-la a superar esta faze tão difícil, selecionamos sete dicas práticas que podem proporcionar um dia a dia mais feliz. Confira:

Publicidade


Refém do banheiro


O problema - Se não bastasse ter de trocar de absorvente várias vezes por dia, muitas mulheres sentem o intestino trabalhar mais durante a menstruação. Culpa da prostaglandina, ácido responsável pela contração uterina, que causa as cólicas e é o culpado do stress digestivo. "Ele tem o mesmo efeito de contração no intestino e no útero", diz Mary Minkin, professora da Universidade de Medicina de Yale, nos EUA.

Publicidade


A solução - Evite frituras e comidas gordurosas (elas ajudam a soltar o intestino) e dê preferência a uma alimentação rica em proteínas e com menos carboidratos. Já se seu organismo reage da forma contrária e você fica constipada, inclua alimentos fibrosos, como granola, aveia e feijão, no cardápio.


Licença para ter chiliques

Publicidade


O problema - Em um minuto você está pulando de alegria, mas no seguinte já está gritando com o namorado por ele ter chegado um pouco atrasado para o encontro. Não, a culpa não é sua, e sim da variação hormonal nos primeiros dias do fluxo. Ela afeta a química cerebral, causando esse pingue-pongue emocional que reveza felicidade, depressão e raiva.


A solução - Alimente-se de mais produtos com laticínios nas refeições - três ou quatro porções de leite, queijo ou iogurte todos os dias são ideais. Uma pesquisa publicada na revista Archives of Internal Medicine sugere que o nível de cálcio e vitamina D no sangue diminui logo antes da menstruação, então acredita-se que a reposição deles ajude com o sintoma.

Publicidade


Coma mais e inche menos


O problema - Antes da menstruação, você respira fundo na hora de abotoar seu jeans favorito. "Os responsáveis pelo inchaço são o estrogênio e a progesterona, que desencadeiam alterações nos níveis de cálcio e vitamina", afirma a ginecologista Karina Zulli, do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo.

Publicidade


A solução - Para combater esse efeito, consuma mais potássio, encontrado em banana, abacate, folhas escuras e carnes magras. E beba bastante água! Quanto mais xixi você fizer, mais fácil será manter uma boa quantidade de líquidos no corpo. Por último, não fique tentada a matar aquela aula de power jump na academia: exercício físico melhora o metabolismo, o que contribui para a redução do inchaço.


Silêncio, por favor

Publicidade


O problema - De uma dorzinha lateral até aquela bem intensa, conhecida como enxaqueca menstrual (acompanhada de enjoo e sensibilidade à luz). Tem dias que você acorda com a sensação de ter uma bigorna na cabeça, como nos desenhos animados. A notícia boa: ela pode ser facilmente tratada.


A solução - Ao primeiro sinal de dor, tome um anti-inflamatório ou analgésico e aumente as doses de cafeína durante a menstruação. "A substância ajuda o sangue a absorver o remédio e a constringir as veias. É por isso que muitos analgésicos contêm cafeína na fórmula", diz a ginecologista Adriana Orcesi Pedro, da Unicamp. Também evite alimentos que pioram a dor de cabeça, como queijos, chocolate ou vinho.


Não me toque


O problema - A sensibilidade nos seios é um mistério até para os ginecologistas, mas há uma teoria que sobressai: os líquidos a mais que você retém nessa época do mês estimulam um hormônio chamado prolactina, o que, em alguns casos, pode causar sensibilidade ao toque e ao movimento.


A solução - O truque para resolver o desconforto é reduzir a quantidade de líquidos no seu corpo - assim, menos prolactina será produzida. Para isso, evite a ingestão de comidas salgadas e álcool. Mas, se até descer escadas causa dor e incômodo nessa fase, apele para um top reforçado ou sutiã esportivo durante o dia. O decote da sua blusa não vai ficar tão bonito, mas seu corpo vai agradecer.


Vida de adolescente


O problema - Você não está apaixonada pelo Justin Bieber, mas as espinhas deixam sua pele igual à da sua prima de 16 anos. "As mudanças no nível de testosterona dizem para o corpo produzir mais oleosidade na pele e até aumentam os pelos. Os níveis de cortisol também se alteram, o que favorece o surgimento da acne", diz a dermatologista Carla Vidal, de São Paulo.


A solução - Se ainda não é adepta, talvez seja a hora de apelar para a pílula. "Ela estabiliza essas alterações e diminui os níveis de testosterona", explica Carla. Também é bom consultar o dermatologista para um tratamento com sabonetes e secativos que tenham como princípio ativo triclosan, ácido acetilsalicílico ou enxofre e protetor solar com solução oil free.


Chega de canseira


O problema - Parte da fadiga tem a ver com o aumento nos níveis de estrogênio e progesterona. Dormir fica mais difícil, e não é à toa que você parece um panda por uns três ou quatro dias. "Algumas mulheres ainda sentem o rendimento no trabalho diminuir e uma preguiça maior na academia", diz Adriana.

A solução - Por mais estranho que pareça, movimente-se o máximo possível: troque o elevador pela escada e estacione o carro um pouco mais longe do seu destino para forçar uma caminhada. Qualquer exercício que acelere o coração ajuda a recarregar as baterias. Só não vale buscar energia em doces ou café: a sensação de prazer é imediata, mas logo depois o sangue cheio de açúcar faz você ficar ainda mais mole. (Fonte:MdeMulher)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade