Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Mexa-se!

Conheça 10 atividades físicas que serão tendência em 2013

Redação Bonde
17 nov 2012 às 10:55
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Spinning, ginástica localizada e natação têm muitos benefícios, mas vão ficar longe dos holofotes das academias no próximo ano. Em 2013, são outros os exercícios que vão chamar a atenção, de acordo com os pesquisadores da Georgia State University, nos Estados Unidos. Eles fizeram um estudo com 3.346 profissionais de saúde e fitness de diversos países e definiram o Top 10 das academias do próximo ano. A lista inclui exercícios com o peso do próprio corpo e o fortalecimento dos músculos do core. Entram ainda atividades em grupo e com objetivos específicos. O American College of Sports Medicine's Health & Fitness Journal endossou o levantamento e, na sua edição de outubro, publicou a lista para quem quer colocar o corpo no ritmo das novidades. Confira a seguir quais são os exercícios que vão fazer a cabeça e o corpo de quem cuida do corpo e não deixa de lado a malhação:

Fortalecimento do core

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Core é uma expressão para definir os músculos que vão do meio da coxa até parte do abdômen, ou seja, refere-se aos músculos do quadril, abdômen e coluna lombar. O benefício é um centro de gravidade corporal mais forte, o que vai te dar mais equilíbrio, resistência física e ainda melhorar a sua postura. Para fortalecer estes músculos, além de exercícios abdominais, são praticados alguns exercícios do pilates e do treino funcional.

Leia mais:

Imagem de destaque
8 de agosto a 8 de dezembro

Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades

Imagem de destaque
Novos hábitos

Confira quatro dicas para começar a praticar esportes

Imagem de destaque
Mulheres com mais de 40 anos

Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames

Imagem de destaque
Cuidado com a saúde

Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil


Exercícios com o peso do corpo

Publicidade


São as flexões de braço, agachamento, exercícios de braços nas barras, entre outros. Segundo os pesquisadores da Georgia State University, além de ser um jeito eficaz de entrar em forma, esses exercícios não precisam de investimento financeiro muito grande, já que não requerem o uso de equipamentos. A atividade eficiente e financeiramente viável.


Treino funcional

Publicidade


O treinamento funcional virou febre nas academias do mundo todo e também é sensação no Brasil para quem quer perder peso e definir músculos. "A ideia é que, diferentemente da musculação que trabalha grupos musculares distintos em cada exercício, o treino funcional trabalhe o corpo de forma global", explica o educador físico Givanildo Matias, conselheiro da Sociedade Brasileira de Personal Trainers (SBPT). Em alguns exercícios, a carga de trabalho é exercida pelo próprio peso do corpo somado ao equilíbrio. No entanto, também pode ser realizado com acessórios e até alguns equipamentos específicos, como a bola suíça, o cinto de tração, a medicine bol, o bosu, o minitrampolim, a theraband e os cones. A atividade trabalha a aptidão cardiorrespiratória, a força, a coordenação e o equilíbrio.


Musculação

Publicidade


Isso mesmo, ela continua a queridinha das academias - e esse amor tende a aumentar. O educador físico Adriano Coronato, personal trainer de São Paulo, explica que isso acontecerá principalmente, pela difusão de academias e disponibilização de aparelhos em parques e praças. "Além disso, nenhum outro esporte permite o ganho de tônus e força muscular tão rapidamente, você consegue sair do sedentarismo e ver resultados logo", complementa Adriano, que cita a simplicidade da execução dos exercícios como um ponto forte da atividade.


Obesidade infantil e exercício físico

Publicidade


A obesidade já não tem mais idade para chegar. Segundo dados do Ministério a Saúde, uma em cada três crianças no Brasil está acima do peso, podendo chegar à obesidade, situação em que o excesso de peso é encarado como doença. Junto com as medidas para adequar a dieta das crianças, vem também a procura pela atividade física. Givanildo Matias conta que os pequenos precisam de exercícios mais lúdicos, que fujam das repetições, e que aumentem suas capacidades motoras, prejudicadas atualmente pelo excesso de computador, televisão e joguinhos eletrônicos. para este público, os destaques são a bicicleta os esportes em grupo e aquáticos.


Exercícios para emagrecer

Publicidade


Não é a toa que os exercícios aeróbicos não saem do Top 10, afinal, a perda de peso nunca sai de moda. Adriano Coronato conta que cerca de 90% dos seus alunos têm como objetivo o emagrecimento. "Hoje em dia, as pessoas se incomodam com a obesidade tanto pelo desconforto estético como pelos riscos que ela oferece à saúde, os prejuízos do excesso de peso são bastante temidos", afirma.


Programas de exercício para pessoas mais velhas

Publicidade


Exercícios voltados especificamente para a terceira idade também estarão em alta. "A consciência de que o sedentarismo é uma doença, que pode contribuir para o aparecimento de diversas outras, é o que mais leva as pessoas acima dos 50 anos para a academia", explica Adriano Coronato. Programas elaborados pelo governo e até pela mídia como um todo reforçam a importância da atividade física, principalmente para quem está na idade em que os problemas de saúde começam a aparecer.


Personal trainer


Ter um personal trainer já não é um luxo para poucos. Esse profissional elabora um programa de treinamento só seu e o acompanha, orientando e fazendo adaptações, para que você conquiste seus objetivos. Além disso, os riscos pelo excesso de treino ou por se exercitar da maneira errada são minimizados com essa supervisão contínua. Givanildo Matias explica ainda que a atividade se popularizou em função da melhora do perfil econômico do brasileiro.


Personal trainer em grupo


Outra modalidade que promete crescer em 2013 é o trabalho do personal trainer em grupo. Esse profissionais trabalham em três níveis: o generalizado (feito em grandes grupos nas academias), o personalizado (com um personal trainer só para você) e meio termo, dividindo o personal trainer com mais quatro ou cinco pessoas. Apesar de não ser a ideal, essa é uma boa escolha, já que o profissional vai conseguir enxergar as suas necessidades individuais e assessorar na conquista dos objetivos. Financeiramente o negócio também é vantajoso, já que o gasto também é compartilhado.


Profissionais certificados e experientes


Pelo quinto ano consecutivo, a importância de educadores físicos bem preparados atingiu o topo da lista. Os pesquisadores dizem que programas de certificação nessa área estão crescendo e a expectativa é que o número passe de 251.400 em 2010 a 311.800 em 2020, 29% a mais.

Givanildo Matias explica que, no Brasil, a atividade de personal trainer ainda não tem parâmetros bem definidos. "Existem profissionais bons e ruins no mercado, até estudantes de educação física já se intitulam personal trainers", afirma. "A concorrência cada vez maior nesse mercado atraiu todo tipo de gente". Se informe sobre a formação e a experiência do profissional, também vale descobrir se ele tem as aptidões necessárias para atingir seu objetivo. "As franquias de personal trainer são uma boa alternativa para escolher um profissional, porque os profissionais passam por processo seletivo e capacitação para preencher a vaga", recomenda Givanildo. O cuidado minimiza os riscos e aumenta a eficiência do treino. ((Fonte: Minha Vida Saúde, Alimentação e Bem-estar)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade