Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Risco à mulher

Conheça 10 problemas de saúde causados pelo estresse

Redação Bonde
04 set 2015 às 13:15
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O estresse já é parte integrante do cotidiano da mulher moderna. Você pode até tentar levar a vida de uma maneira mais tranquila, mas vez ou outra, vai se deparar com situações conflitantes que podem levar ao estresse. De acordo com o site do Huffington Post, estudos comprovam que homens e mulheres encaram as situações de estresse de maneira diferentes e que situações de estresse crônico podem custar mais caro para a saúde delas do que deles.

O motivo para isso seria a liberação de hormônios como o cortisol durante as situações estressantes. Esse hormônio causa impactos negativos na pele, sistema imunológico e digestivo, que dariam origem aos problemas relacionados ao estresse. Além dos distúrbios físicos, o estresse também coloca em risco a saúde mental. Veja as maneiras como o hormônio do estresse pode afetar seu dia a dia.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


1. Reduz o apetite sexual

Leia mais:

Imagem de destaque
8 de agosto a 8 de dezembro

Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades

Imagem de destaque
Novos hábitos

Confira quatro dicas para começar a praticar esportes

Imagem de destaque
Mulheres com mais de 40 anos

Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames

Imagem de destaque
Cuidado com a saúde

Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil


A maior parte dos eventos que causam estresse diminuem a libido. Isso pode acorrer quando elevados níveis de cortisol suprimem os hormônios sexuais naturais do corpo.

Publicidade


2. Menstruação desregulada


O estresse agudo ou crônico pode alterar o equilíbrio dos hormônios, podendo fazer com que a mulher pare de menstruar ou tenha períodos atrasados ou irregulares. Pesquisadores descobriram que mulheres em trabalhos estressantes têm 50% a mais de riscos de terem ciclos curtos do que as que ocupam posições mais tranquilas.

Publicidade


3. Acne


Níveis altos de cortisol no corpo causam um excesso de produção de óleo, o que contribui para o aparecimento de acne. Um estudo de 2003 mostrou que estudantes tiveram mais acne durante os períodos de provas, que aumentam o estresse.

Publicidade


4. Perda de cabelo


O estresse psicológico pode causar um desequilíbrio fisiológico que contribui com a perda capilar. O estresse pode interromper o ciclo de vida dos fios, causando a queda. Você pode notar as mudanças imediatamente após o período estressante, ou de três a seis meses depois.

Publicidade


5. Má digestão


O estresse prolongado pode impactar o sistema digestivo aumentando a acidez no estômago, o que causa a indigestão e o desconforto, além de contribuir para o desenvolvimento de úlceras.

Publicidade


6. Depressão


Mulheres são duas vezes mais propensas a viver uma depressão do que os homens, e uma pesquisa recente tem investigado as respostas ao estresse entre os sexos para explicar essa discrepância. Níveis elevados de cortisol que resultam do estresse crônico, que pode ser causado por um problema no trabalho ou uma dificuldade na vida pessoal, como uma morte ou um divórcio, podem motivar uma depressão.

Publicidade


7. Insônia


Muitas pessoas ficam revirando na cama pensando nos eventos do dia e problemas no trabalho. Por isso, o estresse é uma das causas mais comuns de insônia, que pode trazer dificuldades de concentração, irritabilidade e falta de motivação.


8. Ganho de peso


Segundo uma pesquisa, os altos níveis de cortisol podem estar relacionados a um maior peso na região da cintura, assim como à diminuição do metabolismo. O alto nível de estresse também está relacionado a um aumento do apetite para o açúcar, que também leva ao ganho de peso.


9. Diminuição da fertilidade


Embora sejam necessárias mais evidências para comprovar a relação entre o estresse e a fertilidade, estudos recentes mostraram que mulheres com altos níveis de uma enzima ligada ao estresse, tiveram mais dificuldade para engravidar. Mulheres com maior concentração da enzima durante o ciclo menstrual se mostraram 12% menos propensas a engravidar do que as que apresentaram uma concentração menor.


10. Aumento de risco de doenças do coração

De acordo com um estudo feito com mais de 22 mil pessoas do sexo feminino, mulheres com muito estresse no trabalho se mostraram 40% mais propensas a ter problemas cardiovasculares. (Fonte: Huffington Post / Terra)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade