Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Consumo diário

Conheça oito frutas que ajudam a eliminar o inchaço do corpo

Redação Bonde
23 set 2014 às 11:20
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Muita gente adora os dias quentes do verão, mas o calor - aliado a uma dieta inadequada - pode aumentar a retenção de líquidos no organismo. Por isso, vale caprichar e optar por alimentos diuréticos, aqueles que ajudam a eliminar o inchaço do corpo. Algumas frutas, ricas em ricas em potássio, magnésio e vitamina B6, desempenham essa função com excelência. Conheça algumas delas e saiba como elas ajudam a desinchar o seu corpo:

Maçã - Esta fruta tem alto teor de potássio e vitamina B6, nutrientes que a tornam um diurético natural. Segundo a médica ortomolecular e nutróloga Tamara Mazaracki, a maçã também reduz a acidez e a síndrome do intestino irritável. "Seu alto nível de pectina, que forma as fibras das frutas cítricas, ajuda também a acelerar o trânsito intestinal, evitando a formação de gases e diminuindo a taxa de colesterol do organismo", explica.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Pera - É rica em potássio, magnésio e água, e por isso ajuda a eliminar líquidos do organismo. Também contém bastante pectina e ajuda a controlar o açúcar e o colesterol no sangue. Segundo pesquisa recente coordenada pelo Instituto de Medicina Social do Rio de Janeiro, consumir essa fruta diariamente ainda ajuda a secar alguns quilinhos. Isso porque, além de possuir ação diurética, a fruta é pouco calórica (100 g contêm 59 calorias) e concentra mais quantidades de fibras do que outras frutas.

Leia mais:

Imagem de destaque
8 de agosto a 8 de dezembro

Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades

Imagem de destaque
Novos hábitos

Confira quatro dicas para começar a praticar esportes

Imagem de destaque
Mulheres com mais de 40 anos

Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames

Imagem de destaque
Cuidado com a saúde

Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil


Melancia - Não há quem resista a um delicioso suco de melancia geladinho. E nem precisa adoçar ou acrescentar mais nada! A fruta é riquíssima em água (150 g dela contêm 140 ml de água), potássio e magnésio. Com isso, proporciona excelente ação diurética e ajuda também na prevenção de câimbras. A melancia também é fonte de licopeno, um antioxidante que protege do câncer de próstata e de mama.

Publicidade


Melão - O melão é ainda mais rico em potássio do que a melancia e também contém grandes quantidades de água, sendo outro poderoso diurético natural. Suas propriedades antioxidantes protegem o organismo dos radicais livres e adiam o envelhecimento precoce. O consumo da fruta também ajuda a proteger o coração, pois o potássio e as fibras presentes reduzem a absorção de gorduras pelo organismo. Inclua uma porção em seu café da manhã para começar bem o dia. O suco, por ser pouco calórico, também é ótima opção.


Coco - A água de coco natural também contém potássio, magnésio e diversos outros minerais que ajudam na eliminação de líquidos no organismo. Mas seus benefícios vão além: é um repositor natural de eletrólitos, ajudando na recuperação de atletas e praticantes de atividades físicas. Também pode auxiliar no tratamento da desidratação, principalmente em crianças e idosos, e no controle da pressão arterial. Pouco calórica e muito saborosa, serve de base para diversos preparos, como o do suco verde feito com verduras e maçãs, sem precisar adicionar açúcar ou adoçante.

Publicidade


Morangos - Rico em vitaminas A, C, E, zinco, potássio, magnésio, cálcio, ácido fólico e fibras, o delicado morango tem ainda uma vantagem a mais: é pouco calórico e apresenta um baixo índice glicêmico. Sua cor vermelha se deve aos bioflavanóides, que têm ação antioxidante. Também são responsáveis por manter o sistema circulatório eficiente, melhorando a irrigação dos tecidos e evitando o envelhecimento precoce. A fruta ajuda também a aumentar a resistência a infecções e na cicatrização de ferimentos. Use-a em sucos, como petisco na hora da fome e em saladas verdes.


Limão - O efeito diurético do limão já é bastante conhecido. Estudos realizados na Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, comprovaram essa ação. Apesar do sabor ácido, o limão não agride o aparelho digestivo. No organismo, age como cicatrizante, expectorante, antibactericida e desintoxicante. "O suco de meio limão em um copo de água ao natural, em jejum pela manhã e 15 minutos antes do café, é de grande ajuda em dietas de emagrecimento", explica a médica Tamara Mazaracki. A fruta contém generosas quantidades de vitamina C, potássio, manganês e fibras.

Publicidade


Abacaxi - Quer perder líquido e ainda desinchar a barriguinha? Passe a consumir mais abacaxi. Rica em fibras que dão saciedade, a fruta melhora o trabalho intestinal e faz desaparecer o inchaço do abdômen. Também tem alto teor de potássio, manganês, magnésio e cálcio, o que o classifica como uma fruta diurética. É fonte de vitaminas A e C, além de outros nutrientes importantes, como a bromelina, uma enzima que facilita a digestão e tem ação anti-inflamatória. E o melhor: é pouco calórico. Uma rodela de 2 cm de abacaxi (100 g) tem em média 50 calorias.


Consuma mais

Como se vê, as frutas oferecem inúmeros benefícios e devem fazer parte da alimentação diária de todas as pessoas. O ideal é consumi-las em duas a três porções diárias, procurando variar nas opções. (Fonte: e-How)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade