Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Xô sedentarismo!

Conheça vantagens e benefícios de uma caminhada rápida

Redação Bonde
28 abr 2014 às 09:55
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Se existe um esporte democrático, ele se chama caminhada. Basta um par de tênis, roupas leves e disposição. Pronto: você recebe em troca diversos benefícios para o corpo e a mente, como sensação de bem-estar, a diminuição dos riscos de câncer de mama, a melhora na circulação sanguínea, a eficiência da função pulmonar, o combate à osteoporose, a diminuição do risco de depressão e a maior qualidade do sono, entre outras inúmeras vantagens para a sua saúde.

E tudo fica ainda melhor se você acrescentar um pouquinho de velocidade! A prática também é uma forte aliada para dizer adeus àquelas incômodas gordurinhas – especialistas recomendam caminhar dez mil passos em uma hora, três vezes por semana. "É nesta intensidade, em uma só sessão de exercício físico, que a atividade ajuda para isso", explica Fábio Ravaglia, presidente do Instituto de Ortopedia e Saúde (IOS).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Escolha seu caminho

Leia mais:

Imagem de destaque
8 de agosto a 8 de dezembro

Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades

Imagem de destaque
Novos hábitos

Confira quatro dicas para começar a praticar esportes

Imagem de destaque
Mulheres com mais de 40 anos

Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames

Imagem de destaque
Cuidado com a saúde

Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil


A definição do percurso é outro fator que altera o resultado. Enquanto parques geralmente são planos e arborizados, ruas oferecem diferentes obstáculos, como calçadas e subidas, o que exige mais esforço, cuidado e atenção.

Publicidade


Mas calma: é importante escolher o desafio de acordo com os seus limites. "Se tentou subir uma ladeira ou acelerar para gastar mais calorias e sentiu-se ofegante, pare e descanse", alerta Ravaglia. "Quando se aperta o passo, o gasto de oxigênio costuma chega a ser um terço superior. Por isso, não ultrapasse suas limitações", complementa.


Com que roupa eu vou?

Publicidade


Sentir-se confortável é essencial. Ou seja, use roupas leves e que permitam que o corpo respire. As clássicas camisetas de algodão são uma boa opção para quem está começando.


Os tecidos sintéticos também são indicados para o figurino, ajudando na evaporação do suor. Mas, se você quiser desembolsar alguns reais a mais, existem hoje no mercado diversas opções de vestimentas com tecnologias capazes até de bloquear os raios ultravioletas.

Publicidade


Com que roupa eu vou


A escolha certa do tênis é não menos importante, uma vez que evita lesões e garante o seu conforto. "Saiba qual é a característica do seu pé e do seu tipo de pisada, pois assim você diminuirá a ação do impacto durante o treinamento, além de proteger de forma mais segura os seus pés", conta Leandro Sandoval, da assessoria esportiva Life Training.


Ortopedistas, fisioterapeutas e até profissionais de lojas especializadas em produtos esportivos podem ajudar a diagnosticar qual o modelo ideal. Também existe a opção da baropodometria, que é um teste para verificar os locais onde a pressão do pé é maior e também para criar uma palmilha personalizada.

Assim, você poderá comprar diferentes calçadps e trocar apenas este acessório a cada uso. Feito isso, é só se vestir, sair para rua e fazer uma ótima caminhada! (Fonte: Portal Vital / Unilever)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade