Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Monte seu treino

Core training para barriga chapada e prevenção de dor nas costas; saiba mais!

Redação Bonde com Assessoria de imprensa
12 jan 2017 às 14:58
- Divulgação/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A barriga chapada e negativa é o sonho de todos os praticantes de musculação nas academias. Existem alimentos, cremes e remédios especificamente desenvolvidos para essa área, mas o que realmente faz a diferença são exercícios que estimulam a contração desses músculos, desde os mais profundos aos mais superficiais.

Ana Gil, fisioterapeuta e autora do livro "Core & Training: Pilates, Plataforma Vibratória e Treinamento Funcional", explica a importância desse tipo de treino.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Os treinamentos físicos convencionais tendem a focar apenas no fortalecimento de um número reduzido de músculos superficiais do corpo. O core training fortalece os 29 pares de músculos da região do core - abdômen, pelve e lombar - que é o centro de gravidade do corpo. Dessa forma, o rendimento e desempenho durante as atividades físicas melhoram consideravelmente, além de evitar lesões e dores na coluna", diz.

Leia mais:

Imagem de destaque
8 de agosto a 8 de dezembro

Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades

Imagem de destaque
Novos hábitos

Confira quatro dicas para começar a praticar esportes

Imagem de destaque
Mulheres com mais de 40 anos

Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames

Imagem de destaque
Cuidado com a saúde

Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil


Segundo a especialista, a região do core envolve músculos tanto superficiais quanto profundos que são responsáveis pela estabilização da coluna vertebral. "O core training pode ser trabalhado com exercícios de Pilates e treinamento funcional, que tem como principal objetivo aumentar a flexibilidade, melhorar a postura e definir o tônus muscular. Além dos estímulos vibratórios da plataforma vibratória que provocam o aumento do metabolismo e ajudam a queimar gordura, enquanto estimulam a contração dos músculos do core".

Publicidade


O Professor Titular e Doutor em Educação Física da UFRJ, Jefferson Novaes, também autor do livro sobre a especialidade, diz que os treinos isométricos (estáticos, como exemplo, as "pranchas") também são capazes de fortalecer os músculos estabilizadores do tronco (core).


"Os exercícios abdominais tradicionais não atingem os músculos profundos do abdômen. As pranchas, comumente realizadas pelos praticantes de musculação, são ótimos exercícios do core training que, se feitos com frequência, trazem resultados muito mais rápidos do que apenas os exercícios abdominais convencionais, por exemplo. Além disso, recomenda fazer exercícios localizados com o próprio corpo ou com pesos adicionais utilizando uma superfície (base) instável, para estimular o core, melhorar o equilíbrio e aumentar o gasto calórico durante os exercícios", conta o Doutor Jefferson.

Publicidade


Os profissionais revelam 4 exercícios de core training que podem ser adicionados ao seu treino de musculação. Confira:


1) Ponte sobre os ombros: O atleta deita de barriga para cima, com as duas solas dos pés e os dois braços apoiados no chão, e eleva a pélvis.



2) Prancha frontal: Mais conhecida entre os adeptos à musculação. O atleta fica de barriga para baixo e apoia-se em seus dois antebraços e pontas dos pés. O corpo precisa ficar reto.


Divulgação
Divulgação


3) Abdominal da fitball: Sessões de abdominais enquanto equilibra-se sobre a bola.


Divulgação
Divulgação


4) Agachamento sobre superfícies instáveis.

Divulgação
Divulgação


Ambos os profissionais recomendam o acompanhamento e orientação de um profissional capacitado para a realização dos exercícios.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade