Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Vício do bem

Corrida oferece inúmeros benefícios para a saúde

Redação Bonde
16 out 2009 às 12:29
Entre outras vantagens, a corrida melhora a resistência cardiovascular, dimunui a gordura corporal e controla os níveis de colesterol - Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Você sabia que as pessoas que treinam e correm constantemente viciam e tornam-se dependentes desse bom hábito? "Isso acontece por que durante a prática da corrida o nosso cérebro libera a serotonina que tem efeito sedativo e calmante, e a endorfina que provoca analgesia e bem-estar. Por essas sensações agradáveis nos tornamos viciados", explica o ortopedista Renato Raad, do Hopsital Nossa Senhora das Graças.

Quando uma pessoa treina constantemente e, por algum motivo pára, começa a apresentar sintomas de abstinência como irritabilidade, dificuldade para dormir, ansiedade e até depressão. Isso ocorre pela falta de serotonina e endorfina, liberadas durante a prática da corrida. "Esse vício não implica em um problema grave e dificilmente trará algum risco para a saúde. Então, o melhor a fazer é incentivar a pessoa a voltar a correr o mais rápido possível", orienta Maurício L. Sgaraboto, especialista em Fisiologia e Cinésiologia da Atividade Física e Saúde, também do Hospital Nossa Senhora das Graças.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A prática da corrida oferece inúmeros benefícios para a saúde. Fisicamente, melhora a resistência cardiovascular, aumenta a massa muscular, a massa óssea, reduz a gordura corporal, controla os níveis de colesterol no sangue, além de diminuir o risco de desenvolver inúmeras doenças como: diabetes, câncer, hipertensão, doenças cardíacas, osteoporose, entre outras. Psicologicamente, melhora a autoestima, o humor, reduz o estresse diário e afasta a depressão. As pessoas que correm normalmente dormem melhor, se concentram mais e, do ponto de vista social, ganham novas amizades, ampliando o seu ciclo social.

Leia mais:

Imagem de destaque
8 de agosto a 8 de dezembro

Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades

Imagem de destaque
Novos hábitos

Confira quatro dicas para começar a praticar esportes

Imagem de destaque
Mulheres com mais de 40 anos

Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames

Imagem de destaque
Cuidado com a saúde

Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil


Consulta médica e hidratação


A corrida é uma modalidade esportiva que exige muitos esforços do organismo e o acompanhamento médico é importante, principalmente antes de iniciar a atividade. "Sem esse acompanhamento o esportista pode colocar a sua saúde em risco, pois ao iniciar qualquer atividade física, por mais simples que seja, é fundamental que se façam alguns exames para saber a sua condição física e capacidade de realizar determinado esforço", orienta o professor Sgaraboto.
Outro fator essencial para quem deseja praticar corrida é hidratar-se corretamente, já que durante o esforço é inevitável a perda de líquidos. "A desidratação pode trazer prejuízos para o atleta. Os sinais e sintomas podem variar de moderados a severos, podendo até levar à morte em caso de não tratamento", alerta Raad.

A hidratação correta deve iniciar antes de começar a corrida, com água sucos ou isotônicos. Dr. Raad também aconselha uma consulta com um nutricionista para orientar sobre a dieta alimentar adequada.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade