Pesquisar

Canais

Serviços

Reprodução/Pixabay
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Cuide-se bem

Cuidados necessários ao realizar atividades físicas no frio

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
06 jul 2017 às 10:50
Continua depois da publicidade

Nos dias de frio torna-se mais difícil exercitar-se. O corpo tende a economizar energia para se manter aquecido, logo coberta, cama e sofá são calorosos convites de inverno. Mesmo assim, muitas pessoas por questão de hábito, rotina ou autodeterminação realizam atividades físicas frequentemente. Conduta que Edison Tresca, professor de Educação Física da Universidade UNG, recomenda, porque fazer exercícios físicos é essencial para a saúde em qualquer estação do ano. No entanto, o docente alerta que durante baixas temperaturas, é necessário tomar precauções extras.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

A musculatura tende a ficar mais contraída e tensa, possibilitando maior desconforto e incidência de lesões. Para evita-los, é preciso prolongar o tempo dos exercícios de aquecimento antes da atividade física, além de realiza-los paulatinamente, garantindo assim a flexibilidade dos músculos e a elevação adequada da temperatura corporal. "Aconselha-se iniciar com exercícios de livres movimentações, sem carga, nas articulações do corpo. Em seguida pode-se realizar exercícios de alongamento muscular, iniciando de forma lenta e suave, aumentando a intensidade progressivamente", diz ele.

Continua depois da publicidade


O professor recomenda exercitar-se em ambientes protegidos, como clubes e academias, por exemplo, onde não estão expostos à friagem. No entanto, algumas pessoas não se adaptam a ambientes fechado e gostam mesmo é do contato com ar livre. Segundo o especialista, o maior problema é que além do desconforto térmico, o corpo não manterá uma temperatura ideal de funcionamento para a atividade física, porque a umidade da transpiração retida na roupa em contato com o ar frio pode fazer com que o corpo perca mais calor para o meio ambiente do que deveria.

Outro ponto crucial é a ingestão de água. De acordo com ele, é natural sentir menos sede neste período, uma vez que se transpira menos. Em qualquer situação, o ideal é ingerir líquidos antes de sentir sede, esta manifestação pode ser o primeiro sinal de que está começando a faltar água no corpo. "Aqueles que praticam atividades físicas devem hidratar-se com maior frequência, mesmo em temperaturas amenas", afirma.

Continua depois da publicidade


Continue lendo