26/01/21
PUBLICIDADE
Desconforto

Descubra as causas da famosa 'dor no lado' provocada pelos exercícios

Respiração errada, má postura e falta de alongamento resultam no incômodo durante e após os exercícios

A atividade física é uma experiência muito prazerosa, além de saudável e essencial para uma vida saudável. Quando você pratica exercícios libera hormônios que produzem sensação de bem-estar e prazer. Mas junto com ele pode aparecer aquela dorzinha desagradável bem abaixo das costelas, que surge justamente quando você está entrando no pique do exercício. O educador físico e fisiologista do exercício Raul Santo explica que esse incômodo pode ter muitas causas. As principais são a respiração pela boca e a má oxigenação do sangue. Para esses e outros desencadeantes da dor abdominal do lado existem soluções. O site Minha Vida listou algumas dicas que ajudam a evitar o problema. Confira:

Reprodução
Reprodução


Impacto sobre o fígado

Quando aparece uma dor do lado direito, a causa pode ser o impacto sobre o fígado. Para amenizar essa dor basta diminuir um pouco o rítimo.

Entrada de ar no estômago

Caso a dor apareça numa região mais central do abdômen, provavelmente a causa é a respiração pela boca, a qual causa uma sensação de azia. Procure diminuir a intensidade e respirar sempre pelo nariz.

Falta de oxigênio no músculo diafragma

Outra causa de dor na região abdominal lateral é a falta de oxigênio no diafragma - o principal músculo responsável pela respiração -, causando a chamada isquemia local. Isso acontece, provavelmente, porque você está se exercitando num ritmo mais forte que seu condicionamento aeróbio. Diminua a intensidade e não controle a respiração, deixando que ela alcance seu ritmo naturalmente.

Baço sobrecarregado

Uma das funções do baço, órgão localizado na lateral esquerda do abdômen, é armazenar o sangue. Durante o exercício, há a redistribuição de sangue para os músculos que estão mais ativos. A demanda inesperada pede um fluxo de sangue muito alto para o calibre dos vasos do baço, cuja distensão pode gerar desconforto. Aqueça e alongue antes dos exercícios para evitar futuros incômodos.

Postura errada

Arquear as costas para frente durante o exercício também pode gerar a chamada dor de lado. O mesmo pode acontecer com quem corre com uma mochila pesada, por exemplo. Por isso, escolha roupas confortáveis, tênis adequado e evite carregar peso, como mochilas, durante o exercício. Alinhe e corrija a coluna sempre ao praticar exercícios.

Estômago cheio

Comer ou beber muito e, em seguida, fazer exercícios, vai diminuir a quantidade de sangue destinada ao sistema digestivo, dificultando todo o processo. O resultado é dor abdominal, que pode acabar em vômitos. O melhor é optar por refeições leves antes da atividade física.

Falta de condicionamento físico

A dor do lado é comum em pessoas que acabaram de começar a praticar atividades físicas. Para eliminar esse sintoma, além da diminuição do ritmo, é treinar os músculos com exercícios como a musculação ou o treinamento funcional, por exemplo. (Fonte: Minha Vida, Saúde, Alimentação e Bem-estar)
Redação Bonde
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
'Cabelo curto é muito sensual'

Ellora Haonne ensina seu truque para finalizar os fios

25 JAN 2021 às 17h36
Vacina de Covid

Médico de Londrina vacinado nos EUA relata sintomas de segunda dose da Pfizer

25 JAN 2021 às 10h11
Anote já!

Entenda como contribuir para o INSS por conta própria

25 JAN 2021 às 09h38
Pós-Covid-19

Saiba quando é seguro voltar a fazer exercícios físicos

25 JAN 2021 às 07h48
Anote já!

7 óleos essenciais para atrair dinheiro e prosperidade

23 JAN 2021 às 00h00
Para não estigmatizar

Apelidos tentam evitar que variante do coronavírus se ligue a país

22 JAN 2021 às 10h45
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados