Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Faça a coisa certa!

Dez mitos sobre o emagrecimento rápido que você precisa conhecer

Redação Bonde
03 jun 2015 às 12:45
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Emagrecer é uma tarefa que requer muito esforço. Se perder peso é difícil, permanecer magro é ainda mais complicado. Na luta contra a balança, é bastante comum que você ouça ou leia por aí informações e 'conselhos' de todo o tipo, que, teoricamente, deveriam ajudar na perda de peso. Mas nem sempre isso acontece! Não comer à noite, cortar os carboidratos do cardápio e pular refeições são alguns exemplos de ideias falsas que as pessoas ainda mantêm quando querem emagrecer rápido.

De acordo com a grupo de acompanhamento Vigilantes do Peso, é pouco provável que esse tipo de comportamento gere resultados positivos a longo prazo. E para piorar, tomar atitudes drásticas com relação à dieta ainda pode causar o famoso efeito sanfona. Se você quer emagrecer e manter os ponteiros da balança sob controle, melhor conhecer os dez mitos apontados pelo Vigilantes do Peso que não contribuem em nada para o emagrecimento saudável. Confira:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Comer à noite engorda

Leia mais:

Imagem de destaque
8 de agosto a 8 de dezembro

Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades

Imagem de destaque
Novos hábitos

Confira quatro dicas para começar a praticar esportes

Imagem de destaque
Mulheres com mais de 40 anos

Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames

Imagem de destaque
Cuidado com a saúde

Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil


Os fatores decisivos para o emagrecimento são a qualidade e a quantidade dos alimentos consumidos, e não o horário. Não vale comer tudo o que vê pela frente em uma só refeição e pular a seguinte. Dependendo do que consumir e do quanto consumir, você poderá até ganhar peso.

Publicidade


Para emagrecer é preciso cortar os carboidratos


Os carboidratos são grande fonte de energia e fundamentais para a saúde. Eles só prejudicam o emagrecimento se forem ingeridos em grandes quantidades. Portanto, não devem ser cortados do cardápio. A dica é escolher os mais saudáveis, como os integrais, e na quantidade certa.

Publicidade


Não é necessário tomar mais líquido ao praticar atividades físicas


A recomendação diária é de seis copos de água diariamente para hidratar o corpo. E ao praticar atividades físicas, beber líquido antes, durante e depois é fundamental para evitar a desidratação. Tenha atenção para dar ao corpo a água de que ele precisa.

Publicidade


Exercícios físicos aumentam o apetite


Atividades de intensidade baixa e moderada não exigem a reposição de nutrientes, ou seja, não aumentam o apetite. O que pode acontecer é que o exercício é um desafio emocional e, depois de desafios emocionais, o corpo está condicionado a buscar algum tipo de recompensa que, neste caso, seria a comida. Para testar se a fome é física ou emocional, experimente tomar um líquido e veja se fica satisfeita. Caso ainda sinta fome, faça um lanche saudável, como uma fruta.

Publicidade


Eliminar todas as guloseimas garante a perda de peso


As guloseimas devem ser consumidas com moderação. Abrir mão delas totalmente pode até funcionar no começo do processo de emagrecimento, mas não terá resultados a longo prazo, pois restrições excessivas são difíceis de se manter e, em algum momento, você pode acabar se rendendo às tentações e jogando fora todo o esforço.

Publicidade


Para emagrecer, basta praticar atividades físicas


Para emagrecer de forma definitiva não basta apenas ser mais ativo. Os exercícios auxiliam no emagrecimento e na manutenção do corpo saudável, mas, isoladamente, não garantem a perda de peso. É necessário manter uma alimentação equilibrada, ter um estilo de vida saudável, viver em um ambiente que o apoie e, por fim, ter pensamentos e atitudes positivas.

Publicidade


Deixar de fazer uma refeição ajuda a cortar calorias e emagrece


Ficar períodos longos sem se alimentar deixa o metabolismo mais lento e aumenta as chances de exagerar na próxima refeição, já que a fome vai estar maior. O ideal é que as refeições sejam bem distribuídas ao longo do dia, evitando exagero em qualquer uma delas.


Beber água morna com limão em jejum emagrece


Não existe nenhuma comprovação científica de que isso contribua para a perda de peso. O ácido presente no limão não tem capacidade de cortar ou eliminar a gordura.


Comer somente alimentos diet e light emagrece


Os alimentos diet foram criados para quem tem algum tipo de restrição alimentar e problemas de saúde, pois não contém açúcar. Para compensar, o volume de gorduras é alto. Já os alimentos light em geral têm apenas 25% menos nutrientes do que os regulares o que não dá direito ao consumo em excesso.


Para emagrecer tem que dizer adeus aos doces

Açúcar é energia e pode ser obtido de forma natural em vários alimentos, como frutas, cereais integrais, legumes, leite desnatado e derivados, entre outros. O que precisa ser controlado é o açúcar branco, que em nada contribui na alimentação. Reeducando o paladar pouco a pouco é possível manter uma alimentação equilibrada e reduzir a necessidade de ingerir doces. (Fonte: Bolsa de Mulher)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade