Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Folia consciente!

Dicas importantes para colocar em prática antes, durante e depois do Carnaval

Redação Bonde
27 fev 2014 às 09:10
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

No Carnaval é uma época que as pessoas buscam extravasar toda a sua alegria contida, como se os dias de folia fossem os últimos de sua vida. Para alguns infelizmente serão! No Carnaval as pessoas pulam, dançam se aglomeram e isso faz com que suem bastante, alguns se esquecem de beber água e outros preferem matar a sede com cerveja, caipirinha e outros coquetéis à base de álcool para manter a descontração e alegria em alta.

Além do consumo de álcool, muitos buscam no carnaval a desculpa de ser "tudo" liberado, onde as pessoas riem de qualquer coisa e acabam fazendo uso de drogas. É bom lembrar que o uso em excesso de álcool, junto com o consumo de drogas como cocaína, crack e as metanfetaminas podem fazer com que o folião tenha arritmias, desmaios (sincopes), inclusive parada respiratória, coma e morte. Esta combinação também aumenta as estatísticas de acidentes e mortes no trânsito.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Mas para divertir com responsabilidade e de maneira saudável, é imprescindível seguir algumas orientações. Por isso, médico Carlos Eduardo Prado Costa, palestrante da Sociedade Internacional de Medicina Sexual e membro da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, listou algumas delas. Anote e caia na folia com responsabilidade:

Leia mais:

Imagem de destaque
8 de agosto a 8 de dezembro

Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades

Imagem de destaque
Novos hábitos

Confira quatro dicas para começar a praticar esportes

Imagem de destaque
Mulheres com mais de 40 anos

Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames

Imagem de destaque
Cuidado com a saúde

Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil


Tome muita água ou bebidas isotônicas antes, durante e depois da folia. Na aglomeração você brinca e pula e não percebe, mas seu suor e respiração eliminam muita água e é necessário repor com muita água e bebidas isotônicas.

Publicidade


Quando você começar a ir ao banheiro após algumas latinhas de cerveja, e esta no meio da folia, tome água e suspenda o consumo de álcool por pelo menos quarenta minutos.


Evite se alimentar com alimentos fritos (pasteis, coxinha, churros), sempre alimentos assados. Durante os dia de carnaval, consuma muita fruta principalmente as cítricas e banana você sofrera menos com a ressaca e terá mais energia. Da mesma forma prefira comer um bom prato de macarrão na manteiga ou com molho vermelho, o carboidrato tem um metabolismo mais lento isso é muito bom quando você pretende ficar noites pulando e dançando te dará mais energia.

Publicidade


Se você é sedentário e gosta de carnaval, não esqueça que pular e dançar são exercícios físicos, é importante que antes de sair para a folia você se alongue bem e segure o ânimo de ficar horas e horas pulando, você não é maratonista e pode ter problemas com seu coração.


Não esqueça transar somente com camisinha, e é bom lembrar o preservativo não protege cem por cento contra o HPV e uma das formas de contaminação dessa doença é por sexo oral. "Quem vê cara não vê AIDS, HPV, Hepatite B, Hepatite C entre outras doenças sexualmente transmissíveis.

Publicidade


Combine com seus amigos, um de vocês será "santo" não poderá beber e não usar droga! Bebida, droga e direção não combinam!


Exercícios e alimentação

Publicidade


Para aproveitar os dias de folia com muita energia, a nutricionista Carina Amorimda, da Academia Contours, também listou algumas dicas para você colocar em prática antes, durante e depois do Carnaval.


Antes

Publicidade


"Para garantir muita energia para o Carnaval é preciso de um bom aporte de vitaminas e minerais antes de tudo começar", explica Carina Amorim. O ideal é de 3 a 4 dias antes da folia usar e abusar dos sucos nutritivos, que auxiliam no processo de hidratação. Dica: invista nos sucos de beterraba com couve e maçã ou melancia, couve, gengibre e blueberry.


Durante a festa

Publicidade


De acordo com a professora de educação física da Contours, Caroline Pascarelli, os dias de folia queimam muitas calorias.


Bloco de rua: 700 calorias por hora (média)
Carnaval de Avenida: samba – 500 calorias por hora (média)
Micareta: 300 calorias (média)


Para manter o pique a nutricionista indica manter a hidratação com muita água, água de coco ou suco de frutas, além de alimentar-se a cada 2h ou 3h.


Depois da festa


Para eliminar as toxinas acumuladas durante os dias de festa, carina indica o suco detox, rico em vitaminas do complexo B e minerais que auxiliam na melhora da energia e limpeza do organismo.


Suco detox pós-carnaval


- 2 folhas de couve
- 3 folhas de espinafre
- 5 folhas de hortelã
- 1 fatia de abacaxi
- ½ maça
- 1 pedaço de gengibre
- 200ml de água de coco


Preparo

Bata os ingredientes no liquidificador e beba imediatamente.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade