Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Desvantagens

Dieta do glúten não é opção saudável para reduzir medidas

Redação Bonde
27 nov 2014 às 12:53
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A dieta do glúten ainda é adotada por muitas pessoas que buscam resultados rápidos na perda de peso e medidas. Mas nem sempre cortar o glúten, presente em diversos alimentos do cardápio, é a melhor solução para emagrecer de forma saudável e definitiva. A proteína é encontrada em cereais como trigo, centeio, malte, cevada e aveia, e está presente em todos os alimentos produzidos com essas matérias-primas, entre eles pães, massas, bolos, bolachas, cereais e, até mesmo, cervejas.

Segundo o nutrólogo e diretor da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) Fernando Chueire, só existem vantagens em eliminar o glúten se a pessoa possuir doença celíaca, que se caracteriza pela intolerância ao glúten. "A dieta deve ser prescrita para aqueles que apresentam intolerância à proteína depois de um diagnóstico médico. Os pacientes que têm essa doença apresentam melhoras nos sintomas relacionados ao aparelho gastrointestinal", explica.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Por outro lado, existem desvantagens desta dieta para as pessoas que não possuem intolerância, com prejuízos diretos ao organismo. "Parar de consumir todos os alimentos derivados de trigo, cevada, centeio e aveia torna a alimentação muito monótona pela restrição das opções que são frequentemente utilizadas no cotidiano", afirma o especialista. Sem um acompanhamento médico, as pessoas podem deixar de consumir nutrientes essenciais para manter a saúde equilibrada.

Leia mais:

Imagem de destaque
8 de agosto a 8 de dezembro

Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades

Imagem de destaque
Novos hábitos

Confira quatro dicas para começar a praticar esportes

Imagem de destaque
Mulheres com mais de 40 anos

Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames

Imagem de destaque
Cuidado com a saúde

Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil


A rápida perda de peso e das medidas nem sempre está diretamente ligada à retirada da proteína, e sim, à redução do consumo diário das calorias. Como a maioria dos alimentos derivados do glúten traz carboidratos com alto valor calórico, a exclusão apenas faz com que o ganho das calorias seja menor. A perda de peso que pode ocorrer nas pessoas que retiram o glúten da alimentação, se deve ao fato de que, com isso, elas passam a ingerir diariamente uma menor quantidade de calorias diárias.


Chueire lembra que depois de perder os quilos indesejados, algumas inserem o glúten novamente à dieta, e isso pode, novamente, influenciar o ganho de peso. "Se eliminar o consumo de glúten, com restrição na ingestão dessas calorias especificamente, após o término da dieta, a pessoa pode ganhar peso em tempo indeterminado", pontua. O mais indicado para quem quer eliminar os quilos extras, é manter uma dieta saudável, equilibrada, sem restrições e com acompanhamento profissional.

*A ABRAN é uma entidade médica-científica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina. Fundada em 1973, dedica-se ao estudo de nutrientes dos alimentos, decisivos na prevenção, no diagnóstico e no tratamento da maior parte das doenças que afetam o ser humano, a maior parte de origem nutricional. Reúne mais de 3.800 médicos nutrólogos associados, que atuam no desenvolvimento e atualização científica em prol do bem estar nutricional, físico, social e mental da população. Visite www.abran.org.br e curta a ABRAN no Facebook www.facebook.com/nutrologos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade