Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Indispensável!

Entenda a importância do sono no processo da perda de peso

Redação Bonde
08 dez 2014 às 09:59
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Engana-se quem pensa que o emagrecimento está ligado somente à reeducação alimentar e atividades físicas. Estes processos são fundamentais, mas devem ser aliados a diferentes práticas saudáveis, entre elas, o sono.

Uma boa noite de sono desempenha diversas funções fundamentais para o corpo e a mente, inclusive na regulação do peso corporal. Entre outros benefícios estão a liberação de hormônios que regulam o crescimento, evitam o acúmulo de gordura, melhoram o desempenho físico, ajudam na prevenção da osteoporose, controlam a sensação de saciedade, liberam a insulina, diminuindo o hormônio do estresse, aumentam a autoestima e disposição para atividades físicas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com a Sociedade Brasileira do Sono (SBS), 43% da população nacional sofre com algum tipo de transtorno do sono. A insônia é a dificuldade em iniciar ou manter o sono e a sensação de que as horas dormidas não foram de boa qualidade, o que acarreta consequências em atividades rotineiras e na saúde física.

Leia mais:

Imagem de destaque
8 de agosto a 8 de dezembro

Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades

Imagem de destaque
Novos hábitos

Confira quatro dicas para começar a praticar esportes

Imagem de destaque
Mulheres com mais de 40 anos

Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames

Imagem de destaque
Cuidado com a saúde

Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil


O melhor horário para dormir é à noite, pois a melatonina, hormônio produzido pela glândula pineal responsável pela regulação do sono, é secretada e possui melhor desempenho com o escurecer. Existem diferenças individuais que devem ser respeitadas tanto na quantidade de horas de sono como no fato de dormir mais cedo ou mais tarde, porém é fundamental que tenhamos uma quantidade adequada de sono no período noturno.

Publicidade


Veja algumas dicas de alimentos que ajudam e os que devem ser evitados para uma boa noite de descanso:


Carnes e gorduras: é importante não exagerar em alimentos pesados e de difícil ingestão próximo ao horário de dormir, pois o processo de digestão após as 18 horas é mais lento e prejudicará o sono.

Publicidade


Estimulantes: alguns estimulantes, como cafeína e xantinas presentes em cafés, chás, refrigerantes derivados de cola, chocolates, guaranás e bebidas alcoólicas atrapalham a qualidade do sono e não devem ser consumidos até quatro horas antes de dormir.


Relaxantes: a banana, semente de gergelim, aveia, maracujá e o chá de camomila possuem características relaxantes e auxiliam no sono e na qualidade da noite.
Dormir bem é uma condição necessária para termos uma boa saúde. Além de promover o descanso físico e mental, durante o sono acontece uma série de processos metabólicos, que se alterados, afetam todo o funcionamento do organismo e atrapalham o programa de emagrecimento.

*Por Doutor Douglas Motta Calderoni, médico psiquiatra e idealizador do Programa Mente Leve Corpo Leve.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade