Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Aposte na intensidade

Exercício aeróbio contínuo não é a melhor opção para emagrecer; entenda por quê

Redação Bonde*
22 set 2014 às 12:22
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Você acredita que o exercício aeróbio é a melhor maneira para emagrecer? Se sim, sinto informar que você está seguindo o caminho errado. Duvida? Então confira abaixo a verdade que nunca te contaram antes.

Quero explicar para você por que o exercício aeróbio contínuo não é a melhor forma para queimar gordura e emagrecer. Para ser sincero, quando descobri isso, também fiquei muito surpreso, pois a afirmação de que o treino aeróbio não emagrece ia contra tudo o que eu aprendi na faculdade e nos materiais que já li. Porém, embora a informação tenha me causado um estranhamento no início, achei que seria no mínimo interessante aplicar esse treinamento revolucionário em meus alunos. E, claro, o resultado foi impressionante.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


E as pessoas que conseguem emagrecer?

Leia mais:

Imagem de destaque
8 de agosto a 8 de dezembro

Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades

Imagem de destaque
Novos hábitos

Confira quatro dicas para começar a praticar esportes

Imagem de destaque
Mulheres com mais de 40 anos

Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames

Imagem de destaque
Cuidado com a saúde

Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil


Você deve conhecer alguém que, de fato, emagreceu depois de muito treino e de uma dieta restritiva. Porém, o problema de emagrecer usando esse método como base é que a pessoa ganha novamente o peso num prazo de aproximadamente seis meses. Centenas de estudos demonstram que pessoas que fazem apenas dieta emagrecem, em média, o mesmo que pessoas que fazem dieta e exercício aeróbio. Desta forma, pessoas engajadas em atividades aeróbias de longa duração perdem uma única coisa sim, o seu tempo.

Publicidade


Com isso, após ler 1.452 artigos sobre o assunto e ainda aplicar em mais de 20.000 alunos as minhas teorias, criei o Sistema de Treinamento para Emagrecimento Queima de 48 Horas, com o qual, hoje, mais de 8.000 pessoas já foram transformadas. A base deste sistema é o treinamento intervalado de alta intensidade, isto é, são treinos de 2 a 15 minutos no máximo por dia utilizando somente o peso do corpo.


O grande objetivo é mostrar para a população que não há necessidade de viver em um regime escravo de exercícios e dietas quando se pensa em emagrecimento. Foi por isso que decidi levar esta mensagem para a população que precisa de ajuda.

Publicidade


Como fazer seu corpo queimar mais gordura em repouso, naquele momento em que você senta no sofá para ver um filme, por exemplo?


A lógica do nosso corpo funciona de uma maneira diferente: A soma 1+1 para o nosso corpo não resulta em 2. Não é a quantidade de calorias que você gasta num exercício que define o quanto de peso você perderá. Isso foi comprovado por um estudioso chamado Trembay, ainda nos anos 90.

Publicidade


Para realizar a pesquisa, Tremblay observou 2 grupos: um fazia um treino aeróbio contínuo, que utiliza mais gordura ao longo do exercício, e outro fazia o exercício intervalado de alta intensidade, que utiliza mais glicose, ou glicogênio. Ao final, ele percebeu que a redução de peso do primeiro grupo foi quase nula. Ou seja, não adianta ficar meia hora na esteira achando que assim você vai queimar mais gordura. Esse é um dos mitos mais brutais que existem nessa área.


O emagrecimento não depende do gasto calórico

Publicidade


As pessoas que gastam muitas calorias no exercício se frustram, pois não obtém nenhum, ou quase nenhum resultado. Contar calorias, porém, é um mito que até já foi derrubado, mas ninguém te conta a verdade.


Não importa o quanto você gasta de calorias num exercício, ou se você ingere menos calorias do que gasta durante o dia, pois o nosso corpo não segue essa matemática lógica. O que realmente emagrece é a alteração no metabolismo de repouso, isto é, o quanto você queima de gordura no momento de repouso e ainda a diminuição do quociente respiratório, que induz também uma alteração na utilização de gordura no estado de repouso. É nisso que eu mantenho o foco, nos exercícios que não se prendem à quantidade, mas sim à qualidade.

Publicidade


E como é possível queimar gordura em repouso?


A grande sacada para queimar gordura em repouso é alterar o quociente respiratório. O objetivo é que você continue queimando gordura nos seus momentos de lazer.

Publicidade


Mas, se o aeróbio não emagrece, por que os maratonistas são pessoas magras?


Isso acontece pelo mesmo motivo dos lutadores de sumô serem gordos, ou dos jogadores de basquete serem altos, ou ainda dos ginastas serem mais baixos: a seleção natural do esporte. Ou seja, só pessoas que nasceram com biotipos que favoreçam a prática alcançam o alto nível num esporte. Isso quer dizer que a prática de determinado esporte não é um fator determinante no biotipo de alguém. Ou você acredita que ficará alto jogando basquete ou mais gordo lutando sumô? Não, certo? Então por que você acha que ficará mais magro praticando corrida?


Se você chegou até aqui, acredito que seja porque você realmente deseja emagrecer e abandonar o exercício monótono praticado na esteira e nos treinos da academia. Pense nisso, informe-se e mãos à obra!


Confira abaixo um vídeo no qual Vinícius dá exemplos de exercícios eficientes para eliminar os quilos extras:


*Por Vinícius Possebon, personal trainer, palestrante e criador do Sistema de Emagrecimento Queima de 48 Horas. Para mais informações, acesse www.facebook.com/queimade48horas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade