Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Inverno à vista

Exercícios físicos: saiba como manter a motivação mesmo nos meses de frio

Redação Bonde
17 mar 2015 às 13:02
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com a aproximação do outono e do frio, as pessoas passam a se queixar mais de dores musculares. As melhores maneiras para evitar esse problema são a prática de atividade física, o alinhamento postural e o alongamento, pois auxiliam os músculos a funcionar de forma adequada, prevenindo o excesso de tensão no corpo. Mas como fazer para vencer a preguiça, sair do sofá naquele friozinho e ir se exercitar?

Crie metas

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Um dos conselhos do personal trainer Eduardo Colmanetti para sair do período de desânimo é criar novas metas. Esse objetivo pode ser quilos a mais para perder, centímetros de cintura para reduzir, músculos dos braços para aumentar, qualidade do sono para melhorar, ansiedade para diminuir ou qualquer outra necessidade que você identificar. O grau de dificuldade, porém, deve ser mudado gradativamente, já que algo muito rígido pode piorar ainda mais a motivação.

Leia mais:

Imagem de destaque
8 de agosto a 8 de dezembro

Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades

Imagem de destaque
Novos hábitos

Confira quatro dicas para começar a praticar esportes

Imagem de destaque
Mulheres com mais de 40 anos

Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames

Imagem de destaque
Cuidado com a saúde

Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil


Sensação de bem-estar

Publicidade


Focar na sensação sentida depois da malhação, em vez de só pensar na preguiça, é mais uma técnica que pode ajudar. Como se exercitar faz o organismo produzir endorfina, um dos neurotransmissores responsáveis por prazer e relaxamento, algumas pessoas chegam até a ficar irritadas, ansiosas, depressivas, cansadas e com péssimo humor quando deixam de fazer atividades físicas.


Treine acompanhado

Publicidade


A velha saída de encontrar uma companhia para se motivar também pode ser usada. Procure um amigo ou uma pessoa com quem se divirta. "Quando se vê o mundo mais colorido, se presta mais atenção nas pequenas coisas e assim a atividade deixa de ser vista como monótona", diz Colmanetti. Por isso, se seu colega de malhação também estiver desanimado, o tiro pode sair pela culatra.


Caso não ache ninguém para lhe acompanhar, um personal trainer pode ser a solução. Com treinos desenvolvidos especificamente para você e praticados nos horários que melhor se encaixam na sua agenda, malhação pode se tornar muito mais agradável. Além disso, a companhia de alguém com quem possa conversar e passar boas orientações sobre os exercícios também é motivadora.

Publicidade


Treino matutino


Procurar realizar exercícios no início do dia é outro segredo para se manter empolgado. Isso porque, segundo um estudo publicado no jornal Psychology and Health, existe uma certa quantidade de força de vontade limitada para cada dia. Portanto, à medida que as horas passam e as pessoas destinam atenção para outras atividades cotidianas, a motivação é perdida.

Publicidade


Independente da técnica utilizada para recuperar a animação, o importante, destaca Colmanetti, é não deixar a situação se estender por muito tempo. "Desmotivados não conseguimos despender energia suficiente para atividade nenhuma. Motivados, não só conseguimos realizar os exercícios com mais facilidade, como temos mais prazer e resultados".


Outros cuidados

Publicidade


A médica Roberta Carvalho, do Laboratório Frischmann Aisengart, lembra ainda que no inverno é preciso estar atento à alimentação, já que nos meses mais frios tendemos a comer alimentos mais calóricos e ganhar peso. "Esse mito também deve ser mudado. É possível comer de forma saudável alimentos gostosos e que combinam com a estação mais fria. Basta ter um pouco de criatividade e força de vontade", afirma.


Embora seja importante ficar de olho na alimentação, é importante não radicalizar a dieta. Seguir um cardápio muito restrito é um atalho para cair no desânimo, pois deixa a pessoa fraca e sem energia. O baixo consumo de carboidratos (pão, bolacha, aveia, barra de cereal, macarrão, arroz, batata) também afeta o humor. A psicóloga Ana Kiyan ressalta ainda que restrições acentuadas na alimentação exigem um sacrifício disciplinar muito grande, tudo o que você não precisa quando já está desestimulado.

Publicidade


Outro fator determinante é beber muita água, pois o organismo necessita de líquido no inverno tanto quanto no verão. De acordo com a Roberta, embora não se sinta muita sede, a ingestão de água o inverno é tão importante quanto nos meses quentes do ano.


Quanto à roupa, a médica ressalta que é muito importante se manter agasalhado para que ocorra a manutenção do aquecimento corporal, mas deve-se evitar a sobreposição excessiva de peças (muitas blusas, por exemplo). "Vestir muitas peças, ao invés de aquecer, faz o corpo transpirar demais, o que poderá desencadear uma desidratação", relata.

Por fim, independente da época do ano, os especialistas ressaltam que é necessário fazer uma avaliação médica antes de dar início a qualquer atividade física, para saber se você está apto para a atividade escolhida. (Com informações do site Minha Vida, Saúde, Alimentação e Bem-estar)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade