Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Sem parar!

Funcional fight queima até 900 calorias por aula; conheça o método

Redação Bonde
14 out 2015 às 13:20
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Criada pelo ex-lutador de MMA, Eduardo Munra, faixa-preta em Jiut-jitsu, o funcional fight é um método que consiste na combinação entre lutas e treino funcional. "Comecei a observar o que minhas alunas gostavam ou não nas aulas de luta e percebi que muitas delas não se interessavam pelo confronto direto, pois não queriam se machucar durante a atividade", lembra Eduardo Munra.

Outro ponto que Munra notou é que as alunas,achavam as aulas de lutas muito monótonas em geral, mas demonstravam muito interesse por suas aulas, já que ele buscava variar mais nos treinos. "Começaram a perguntar se eu dava aulas particulares e então passei a dar aulas individuais", conta.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Com o tempo, ex-lutador foi adaptando ainda mais seu treino e começou a utilizar os movimentos do MMA, mas sem o contato físico.

Leia mais:

Imagem de destaque
8 de agosto a 8 de dezembro

Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades

Imagem de destaque
Novos hábitos

Confira quatro dicas para começar a praticar esportes

Imagem de destaque
Mulheres com mais de 40 anos

Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames

Imagem de destaque
Cuidado com a saúde

Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil


A aula de funcional fight

Publicidade


Na aula de funcional fight os alunos praticamente não param. "Ficamos em cima como se fosse no exército, são 40/50 minutos de movimentação", diz Munra. As atividades geralmente começam com alongamentos. Também são realizados exercícios com elásticos com tração especial. Depois, os alunos fazem um pouco de bicicleta, que é especial para quem luta MMA.


Os alunos ainda colocam luvas e partem para os chutes, socos, joelhadas, entre outros golpes. "Mas sem contato físico entre os alunos", destaca Munra. Os abdominais estão presentes a todo momento. "Os alunos chegam a fazer mais de 500 abdominais por treino, nosso segredo é a combinação de exercícios", explica. Os chutes e socos também são diferentes entre si, por exemplo, depende da altura do chute é trabalhado determinado músculo das pernas. Outras atividades realizadas no funcional fight são sequências de saltos nas barreiras ou escadas. "Estou mudando constantemente os treinos, nunca é a mesma coisa", diz ele.

Publicidade


As aulas de funcional fight costumam ser individuais, mas recentemente algumas estão sendo realizadas em grupos. Atualmente, o método conta com cerca de 240 alunas, muitas delas famosas como a modelo Izabel Goulart e a musa fitness Gabriela Pugliesi.


Benefícios

Publicidade


Uma aula de funcional fight, que dura entre 40 e 60 minutos, costuma queimar de 700 a 900 calorias. Este tipo de exercício não tem como foco a hipertrofia, mas sim a perda de peso e a definição muscular.


Por contar com exercícios funcionais, esta modalidade ainda proporciona outros benefícios para a saúde. "Nas atividades funcionais você tem que pensar mais pra fazer e não apenas empurrar ou puxar, por isso ela oferece uma ativação cognitiva e uma aprendizagem motora que normalmente só temos quando somos crianças", explica o educador físico Givanildo Matias.

Publicidade


Outro ponto interessante é que o funcional fight propõe dinâmicas mais lúdicas e menos rígidas do que as artes marciais tradicionais.


Cuidados ao realizar

Publicidade


É essencial realizar um exame médico antes de começar o funcional fight e checar com este profissional de saúde se a atividade pode ser realizada. Pessoas com hipertensão, alguns problemas cardiovasculares e lesões na coluna ou joelho provavelmente precisarão de cuidados especiais ao fazer a atividade ou talvez recebam a recomendação de não fazer a atividade.


Frequência

Publicidade


A orientação é realizar o funcional fight no mínimo duas vezes na semana e no máximo quatro vezes.


Exercícios complementares

Complementar o funcional fight com a musculação é uma boa opção, já que a atividade não proporciona a hipertrofia muscular. Outra boa alternativa é complementar o funcional fight com treinos aeróbicos. (Fonte: Minha Vida - Saúde, Alimentação e Bem-estar)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade