Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Mexa-se!

Gestação: exercícios especiais aliviam as dores no corpo

Redação Bonde
03 abr 2013 às 08:33
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Durante a gestação, o corpo da futura mamãe sofre diversas alterações fisiológicas, e algumas delas tem grande importância no bem-estar físico da gestante, podendo impactar em dores na coluna lombar, na região dos quadris e nas pernas. A equipe de fisioterapeutas especializados em gestantes da clínica Equilíbrio Fit&Fisio levantou as queixas mais comuns das grávidas e desenvolveu uma série de exercícios específicos para essa época da vida, ajudando a prevenir e melhorar os incômodos da gestação e dando muito mais qualidade de vida para as mamães.

Os exercícios físicos são recomendados durante a gravidez, pois dentre os diversos benefícios para o corpo e bem-estar da gestante, promovem melhoras na circulação sanguínea, no tônus muscular e no sistema cardiorrespiratório. Veja abaixo a série desenvolvida pela equipe da Equilíbrio Fit&Fisio:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para hiperlordose lombar

Leia mais:

Imagem de destaque
8 de agosto a 8 de dezembro

Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades

Imagem de destaque
Novos hábitos

Confira quatro dicas para começar a praticar esportes

Imagem de destaque
Mulheres com mais de 40 anos

Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames

Imagem de destaque
Cuidado com a saúde

Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil


O problema é causado pelo aumento do volume abdominal e mudança do centro de gravidade para frente do corpo. Para tentar minimizar esse efeito, é importante fortalecer os músculos que corrigem a hiperlordose e estabilizam a coluna.

Publicidade


Exercício - ativação e fortalecimento do músculo transverso do abdome: deitada de barriga para cima e com as pernas dobradas coloque os dedos sobre o músculo da barriga que fica entre os dois ossos do quadril, respire bem fundo jogando todo o ar para a barriga, solte o ar lentamente e quando estiver acabando o ar, empurre o umbigo para baixo até sentir no dedo a contração do músculo. Lembre-se que a contração muscular deve ser de intensidade leve a moderada, sem ocasionar nenhum tipo de desconforto na região abdominal. Esse exercício pode ser realizado em três séries de dez repetições.


Para anteversão pélvica

Publicidade


Também causada pelo aumento do volume abdominal e fraqueza/distensão dos músculos nessa região. Além do fortalecimento abdominal, é importante alongar os músculos flexores do quadril, principalmente o psoas e o reto femoral.


Exercício: deitada de barriga para cima mantenha uma perna esticada (a qual será alongada na região anterior da coxa) e puxe a outra perna com o joelho dobrado em direção ao peito. Mantenha essa posição por 30 segundos e faça com a outra perna; repita três vezes. Neste exercício deve-se ter cuidado nos últimos meses de gestação, quando o tamanho da barriga pode dificultar o movimento de puxar a perna em direção ao peito. Caso haja desconforto abdominal ou respiratório, suspenda a execução.

Publicidade


Para rotação lateral de quadril:


A rotação lateral de quadril ocasiona mudanças no padrão de marcha, ("marcha de pata", característica de gestantes). Isso ocorre devido a relaxina, hormônio liberado durante a gestação, causando o relaxamento dos ligamentos e abertura da pelve. Essa abertura da pelve leva à rotação externa do fêmur e a alteração característica na marcha. Para estabilizar melhor o quadril, é recomendado fortalecer os músculos adutores da coxa e os rotadores laterais, principalmente o glúteo médio.

Publicidade


Exercício: deitada de barriga para cima e com as pernas dobradas, coloque uma bola entre os joelhos e faça força com as duas pernas para apertá-la durante dez segundos, fortalecendo os músculos adutores da coxa. Lembre-se sempre de respirar durante a execução do exercício. Repita dez vezes.


Deitada de barriga para cima e com as pernas dobradas coloque um elástico prendendo as duas pernas ao redor dos joelhos. Faça força para abrir as duas pernas ao mesmo tempo e volte à posição inicial, fortalecendo os rotadores laterais do quadril. Assim como o exercício inicial, lembre-se de respirar durante a execução. Faça três séries de dez repetições.

Publicidade


Para dificuldade respiratória


Durante a gestação a respiração é dificultada principalmente pelo aumento do volume abdominal, que comprime o diafragma e a caixa torácica e diminui a capacidade de expansão pulmonar. Para um maior conforto respiratório da gestante são indicados exercícios que trabalham a respiração diafragmática, possibilitando uma maior expansão da caixa torácica.

Publicidade


Exercício: deitada de barriga para cima e com as pernas dobradas ou sentada, respire bem fundo e lentamente, jogando todo ar para dentro da barriga. Segure a respiração durante 3 segundos e solte o ar bem devagar. Esse exercício pode ser realizado em quatro séries de cinco repetições.


É de extrema importância ressaltar que na presença de qualquer dor abdominal, dificuldade respiratória ou outros desconfortos, a atividade deve ser interrompida e um especialista deve ser consultado.

Serviço:
Equilíbrio Fit&Fisio (www.equilibriofitefisio.com.br)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade