Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Menos força, mais concentração

Ginástica hipopressiva promete barriguinha chapada

Redação Bonde
25 mar 2013 às 09:17
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quando aparecem aqueles quilinhos extras que tanto incomodam, enfrentar abdominais supercansativos não é uma tarefa das mais animadoras, e a busca por um abdômen sequinho parece ficar cada vez mais distante. Mas nem tudo está perdido, pois uma técnica usada por fisioterapeutas no tratamento de reabilitação pélvica e postural está chegando com tudo ao Brasil.

Conhecida como ginástica hipopressiva, a técnica já faz muito sucesso na Europa, mais precisamente na França, onde foi desenvolvida pelo fisioterapeuta Marcel Caufriez. A ginástica é feita com uma combinação de movimentos que trabalha a região do abdômen e a cintura pélvica. No início, a técnica era realizada apenas em tratamentos de saúde, porém ao conhecer a eficácia, começou a ser usada também para tratamentos estéticos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Como funciona

Leia mais:

Imagem de destaque
8 de agosto a 8 de dezembro

Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades

Imagem de destaque
Novos hábitos

Confira quatro dicas para começar a praticar esportes

Imagem de destaque
Mulheres com mais de 40 anos

Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames

Imagem de destaque
Cuidado com a saúde

Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil


A ginástica hipopressiva combina uma série de exercícios da musculatura abdominal, pélvica e peitoral, que faz um movimento dos músculos abdominais conhecido como manobra de aspiração diafragmática, que puxa órgãos da pelve como a bexiga, útero e ovários para cima estimulando a musculatura pélvica.

Publicidade


Ela reduz a pressão intra-abdominal, e, com isso, fortalece a musculatura interna do abdômen, além de fortalecer também o períneo e reduzir a compressão dos discos invertebrais na região lombar. O método lembra um pouco com a maneira que o pilates é aplicado.


Para que serve

Publicidade


A técnica é ótima para tratamentos de incontinência urinária, dores nas costas, lombalgia, melhora postural, melhor funcionamento intestinal, auxilia na recuperação pós parto, e, além de tudo isso, melhora a aparência do abdômen devido ao fortalecimento dos músculos e da diminuição da cintura.


Para quem pratica corrida, os benefícos podem ser maiores ainda. Segundo pesquisas, a corrida tem grande impacto nos músculos do períneo, que são responsáveis pela continência urinária, e este impacto, pode provocar perda urinária durante a corrida e em atividades de carregar muito peso, ao tossir e espirrar, no caso das mulheres, muitas vezes, jovens e sem filhos. Já nos homens, os exercícios reduzem o impacto na região lombar, o que faz com que reduza consequentemente as dores e correção postural.

Publicidade


Quais são os resultados


Os resultados variam de pessoa para pessoa como em qualquer outro exercício. No entanto, ao contrário das tradicionais abdominais, a terapia com os exercícios hipopressivos exige uma concentração semelhante à prática do pilates e da ioga para que a tensão da região seja eliminada. Desta forma, algumas pessoas encontram uma maior dificuldade que outras, que conseguem perceber os resultados no corpo logo nas primeiras semanas. É questão de prática e concentração!

Para ficar ainda mais interessante, especialistas afirmam que essa maior consciência corporal também pode afetar positivamente as relações sexuais por causa do fortalecimento dos músculos da região e da liberação da tensão concentrada, o que por si só já aumenta a sensação de prazer. (Fonte: Dicas de Mulher)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade