Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Faça a coisa certa!

Mitos da dieta: sete erros que você comete e nem imagina

Redação Bonde
28 set 2012 às 08:12
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Você passou anos ganhando peso e agora, do dia para a noite, quer eliminá-los o mais rápido possível. Para isso, corta os carboidratos, adere a dietas malucas ou come apenas legumes e verduras para reduzir radicalmente a quantidade de calorias ingeridas. Se você está indo por esse caminho pare tudo, respire, leia esta matéria e comece tudo de novo. E desta vez, faça a coisa certa!

De acordo com os princípios de uma alimentação saudável, todos os grupos de alimentos devem compor a dieta diária. Ou seja, água, lipídios, carboidratos, proteínas, vitaminas, minerais, fibras, precisam estar presentes na alimentação para um bom funcionamento do organismo. Porém, quando se quer perder peso ou apenas mantê-lo, a preocupação com a quantidade de calorias ingeridas passa a fazer parte da rotina.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"O maior problema é quando as pessoas focam apenas nas calorias e deixam de lado o mais importante, o valor nutricional dos alimentos", afirma a nutricionista Flávia Ferazzo Figueirêdo. "Claro que saber as calorias ajuda na dieta, mas não adianta optar por um chocolate ao invés de uma fruta no lanche da tarde por exemplo."

Leia mais:

Imagem de destaque
8 de agosto a 8 de dezembro

Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades

Imagem de destaque
Novos hábitos

Confira quatro dicas para começar a praticar esportes

Imagem de destaque
Mulheres com mais de 40 anos

Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames

Imagem de destaque
Cuidado com a saúde

Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil


Segundo a nutricionista, um organismo bem nutrido é capaz de entrar na zona de equilíbrio garantindo saúde e longevidade. E ao priorizar alimentos ricos em proteínas e fibras, o organismo gasta mais energia ajudando no processo de emagrecimento.

Publicidade


Se você quer emagrecer com saúde e equilíbrio, confira a seguir os sete erros mais comuns que as pessoas cometem ao tentar perder peso e saiba como evitá-los:


Passar longos períodos em jejum - Não pense que ficar mais tempo sem comer vai ajudá-la a emagrecer! Quando você passa horas sem se alimentar, seu corpo entende que é preciso estocar energia e formar reservas de gordura. Para emagrecer, deve-se fazer exatamente o oposto: comer em pequenos volumes, num intervalo de 3 em 3 horas. Dessa forma, o metabolismo fica ativo e gasta mais energia durante os processos vitais, como batimentos cardíacos, circulação sanguínea e respiração.

Publicidade


Comer na frente da TV ou do computador - Quando vai para frente da tela com um alimento na mão você perde o foco da refeição para se concentrar no que está assistindo. Quando a atenção na hora da refeição não está no prato, há grande chance de comer muito mais do que o necessário. O incentivo a degustar guloseimas também é grande. Além disso, ficar parado por muito tempo deixa o metabolismo mais lento e propício a armazenar gorduras.


Cortar radicalmente qualquer alimento com carboidrato - Se você quer emagrecer com saúde deve comer de tudo um pouco. Todos os nutrientes são necessários e devem fazer parte de um cardápio saudável. Carboidratos, por exemplo, garantem energia necessária para o funcionamento adequado do cérebro. Na sua ausência, as proteínas têm de trabalhar dobrado e atrasam sua principal função, que é proteger a manutenção da massa muscular. Para quem está de dieta, é recomendável consumir carboidratos complexos, presentes nos alimentos integrais, porque são digeridos mais lentamente e garantem uma saciedade prolongada.

Publicidade


Não se alimentar depois das 20h - Não existe uma hora exata para deixar de se alimentar, pois cada pessoa tem um organismo diferente. No entanto, como o processo metabólico diminui à medida que o dia vai terminando, a velocidade da nossa digestão fica reduzida e facilita o acúmulo de gorduras. Não é regra, mas o ideal é fazer a última grande refeição até esse horário e depois - se houver fome - consumir apenas alimentos mais leves, como saladas, sucos e chás.


Não reduzir o consumo de sal - A maioria das pessoas que começam uma dieta sabe que é preciso contar o açúcar para reduzir a ingestão de calorias diárias. Entretanto, esquece que o sal também é um inimigo da boa forma. O excesso de sal contribui para a retenção de líquidos e ainda pode aumentar a pressão arterial, enquanto muito açúcar ocasiona acúmulo de calorias e também pode levar ao desenvolvimento de diabetes. É recomendável usá-los em pouca quantidade e, quando possível, substituí-los por adoçantes ou molhos light. Procure não utilizar produtos industrializados, como os temperos prontos, que contêm muito sódio.


Deixar de comer carnes - Nem pense em fazer uma dieta apenas à base de legumes e verduras. As carnes são fonte de proteína animal e auxiliam na manutenção da massa muscular. Lembre-se: numa dieta balanceada todos os nutrientes são necessários. Além disso, como exigem mais da digestão, as carnes também geram saciedade.

Trocar o pão por torradas - Eis uma lenda da alimentação. É importante deixar claro que nenhum alimento ''engorda'' e sim alguns alimentos são mais calóricos do que outros. O que faz ''engordar'' é o excesso de calorias acumulado por um período de tempo. O pão ao ser torrado apenas perde água e por isso torna-se mais leve. Como a torrada é mais leve, dá a sensação de que comemos menos, e aí mora o perigo. Muitas pessoas que estão em processo de emagrecimento ingerem torrada na mesma quantidade, ou ainda em quantidades muito maiores, do que ingeriam de pão. Resultado: excesso de calorias e quilos a mais.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade