Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Escolha certo

Para cada idade, um esporte; saiba qual é o mais indicado

Redação Bonde
16 dez 2010 às 08:40
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Nunca é tarde para começar a praticar uma atividade física. Como em tudo na vida, o importante é fazer a escolha certa. A cada fase da vida, nosso corpo tem uma estrutura diferente que permite ou não determinados exercícios físicos. Veja, a seguir, algumas dicas de especialistas das atividades físicas adequedas para cada faixa etária. Vale ressaltar que antes de iniciar qualquer "malhação", é muito importante uma completa avaliação física.

Dos 20 aos 30 anos

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade



Aproveite esta fase em que tudo está perfeito e os músculos, ligamentos e articulações suportam mais. Os mais indicados são aulas de musculação aliadas aos exercícios aeróbios, como corrida e caminhada ou em atividades dinâmicas como as aulas de step, box, spinning, jump e até escalada indoor para os adeptos dos esportes radicais.

Leia mais:

Imagem de destaque
8 de agosto a 8 de dezembro

Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades

Imagem de destaque
Novos hábitos

Confira quatro dicas para começar a praticar esportes

Imagem de destaque
Mulheres com mais de 40 anos

Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames

Imagem de destaque
Cuidado com a saúde

Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil


Dos 30 aos 40 anos

Publicidade


Reprodução
Reprodução - Yoga (dos 30 aos 40)
Yoga (dos 30 aos 40)


Os exercícios que proporcionam alongamento como yoga e pilates são as atividades mais indicadas para manter o corpo mais tonificado e flexível. Para que as mulheres não percam a capacidade aeróbica é recomendado que, a partir dos 25 anos, a prática destes exercícios sejam regulares.


Dos 40 aos 60 anos

Publicidade


Reprodução
Reprodução - Musculação (dos 40 aos 60)
Musculação (dos 40 aos 60)


É chegada a hora das mulheres cuidarem dos sintomas da menopausa, que se estendem dos 45 aos 58 anos. Para espantar a apatia, insônia e dor de cabeça, próprias deste período da vida, o mais indicado são exercícios de fortalecimento como caminhada e musculação. Estes exercícios também ajudam na redução da incidência de diabetes, câncer e problemas cardíacos, além de ajudar a queimar a gordura abdominal.


Dos 50 aos 60 anos...


Reprodução
Reprodução - Hidroginástica (dos 50 aos 60)
Hidroginástica (dos 50 aos 60)

Nesta fase, é recomendada a prática de exercícios na água devido a redução do impacto dos movimentos sobre os músculos e estrutura óssea. Além da natação e hidroginástica, pode-se também praticar musculação assistida para dar força aos músculos e reduzir a perda de massa óssea.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade