Pesquisar

Canais

Serviços

- César Augusto/Equipe Folha
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Músculos resistentes

Pilates dá 'força' para envelhecer com saúde

Redação Folha de Londrina
31 dez 1969 às 21:33
Continua depois da publicidade

O processo de envelhecimento no cenário nacional vem ganhando cada vez mais espaço devido ao aumento na quantidade de indivíduos idosos, fazendo com que seja motivo de preocupação e estudo, tanto os problemas característicos da idade como a qualidade de vida dessas pessoas. Envelhecer caracteriza-se como um processo múltiplo e desigual de comprometimento e decadência das funções do organismo em função do tempo de vida.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

A flexibilidade, a força e a potência muscular estão presentes nas tarefas diárias e com o envelhecimento essas três capacidades sofrem uma redução variando em até 60% e esse dado é preocupante uma vez que o principal fator responsável por provocar quedas nesse grupo é a falta de força muscular.

Continua depois da publicidade


Uma medida preventiva para as mudanças na composição do corpo e para manter e melhorar a força muscular, a saúde física e psíquica seria a prática regular de atividades físicas reduzindo as perdas funcionais do envelhecimento pelos efeitos benéficos diretos e indiretos do exercício físico.


O Método Pilates, que leva o nome de seu criador Joseph Pilates, foi desenvolvido no começo da década de 1920 e é uma opção para a prática de treinamento físico. A técnica proporciona a melhora geral da flexibilidade e também do fortalecimento; proporciona controle postural e coordena a respiração com a realização dos movimentos trabalhando o corpo como um todo. Estudos atuais mostram a eficácia do Pilates em disfunções lombares crônicas diminuindo a dor do indivíduo.


A maioria dos exercícios são realizados na postura deitada tendo assim pouco impacto nas articulações responsáveis por sustentar o corpo quando estamos em pé, principalmente na coluna vertebral, e trabalha-se intensamente os músculos abdominais.

Continua depois da publicidade


Envelhecer com saúde significa ter autonomia na vida diária, integração social, independência financeira, apoio familiar e uma boa interação entre a saúde física e mental. Assim o Pilates torna-se uma excelente opção para a população idosa uma vez que o método fortalece a musculatura de sustentação, cria um equilíbrio de força e flexibilidade, treina padrões de movimentos eficientes e trabalha com a conexão mente-corpo.

*Mariana Goeldner Grott, fisioterapeuta da Studio Quality - (43) 3027-7001.


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade