Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Faz bem ao coração

Pule corda e torre até 800 calorias em 1 hora

Redação Bonde
06 ago 2013 às 08:59
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Que tal uma atividade barata, divertida e muito eficiente? Embora pareça brincadeira de criança, pular corda pode ser um exercício incrível, tanto para a saúde, quanto para a conquista do corpo dos sonhos.

Um dos maiores benefícios dessa atividade é que pular corda emagrece, e muito! Alguns especialistas afirmam que é possível queimar, em média, 800kcal por hora de treino. Mas esse número pode variar de pessoa para pessoa, de acordo com o condicionamento físico, a intensidade do exercício e o tempo praticado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Mas o exercício vai além da simples queima de calorias. Segundo o educador físico Thiago Domingues, pular corda é extremamente positivo para o desenvolvimento do sistema cardiorrespiratório e do sistema músculo-articular (sobretudo em membros inferiores). Assim, é possível fortalecer as pernas, braços, abdome e até o coração, tudo de uma só vez. O exercício também desenvolve a coordenação, agilidade e o equilíbrio do praticante.

Leia mais:

Imagem de destaque
8 de agosto a 8 de dezembro

Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades

Imagem de destaque
Novos hábitos

Confira quatro dicas para começar a praticar esportes

Imagem de destaque
Mulheres com mais de 40 anos

Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames

Imagem de destaque
Cuidado com a saúde

Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil


O melhor de tudo é que pode ser uma atividade muito divertida. Com o tempo, é possível variar os exercícios, saltar com um pé só, para frente e para trás e até alternar os ritmos de acordo com a música.

Publicidade


Praticidade


Um dos grandes pontos positivos de pular corda é a praticidade. O equipamento utilizado é mínimo e muito acessível. A corda não ocupa espaço, não custa caro e o exercício pode ser praticado em diferentes ambientes. Assim, não há desculpas para fugir da atividade física em viagens ou finais de semana, pois é possível levar a corda para qualquer lugar.

Publicidade


Thiago Domingues explica que não há um tipo especial de corda ideal para a prática. Hoje, no mercado oferece cordas de diversos materiais, como silicone, couro e náilon, e fica a critério do praticante saber a qual ele se ajusta melhor.


Um aspecto importante é o comprimento da corda: ele deve ser adequado à altura do aluno. Para medir, pise com um pé no centro da corda e puxe as duas pontas para cima, junto ao seu corpo. Assim, a corda deve chegar mais ou menos entre a cintura e as axilas.

Publicidade


Contraindicações


Apesar de parecer um exercício simples, Thiago Domingues salienta que nem todos estão aptos a praticá-lo. Pular corda pode ser contra-indicado a gestantes, pessoas com problemas nas articulações (como tornozelos, joelhos e coluna), com sobrepeso, hipertensos ou com problemas cardiovasculares, entre outros casos.

Publicidade


Por isso, é imprescindível consultar seu médico antes de iniciar a prática de atividades físicas. A orientação de um profissional qualificado na área de educação física também é indispensável para montar o treino adequado e orientar o aluno sobre a realização dos movimentos.


Dicas para começar

Publicidade


E então, ficou animada? Veja as dicas abaixo para quem está começando e providencie já a sua corda!


Vista-se com roupas leves e adequadas à pratica de atividade física;

Publicidade


Para evitar lesões, escolha um tênis que suporte o impacto dos pulos;


A corda pode ser de diferentes materiais, e a escolha fica a critério do praticante. No entanto, alguns profissionais indicam as cordas de plástico, couro ou vinil, que são mais pesadas;


O exercício pode ser praticado em qualquer lugar. Para evitar quedas, apenas certifique-se de que o piso não seja escorregadio;


Hidrate-se! Pular corda é um exercício aeróbico e pode desidratar o organismo. Por isso, tenha sempre por perto uma garrafinha de água;

Comece devagar. O ideal é praticar um pouco todos os dias. Como o exercício exige condicionamento físico, você pode alternar com outros exercícios mais leves, como uma caminhada, e aumentar progressivamente o tempo e a intensidade dos pulos. (Fonte: Dicas de Mulher)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade