Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Curta sem arrependimentos!

Ressaca de carnaval: saiba como amenizar o desconforto pós-folia

Redação Bonde
03 mar 2014 às 09:03
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Carnaval é sinônimo de alegria, festa e muito samba no pé. Há que se aproveitar essa festa e nem adianta dizer que os excessos serão evitados porque o brasileiro é um povo alegre e adora uma farra. O preço a ser pago é bem alto pois a diversão dura bem mais que um final de semana, a festa é sexta, sábado, domingo, segunda, terça e para os mais guerreiros, quarta também. E como "sobreviver" a esta maratona de exageros alimentares, etílicos, regados à exercício físico (festar cansa) e privação de sono? Um treinamento militar às avessas, como explica Fábio Cardoso, especialista em medicina preventiva, longevidade, antienvelhecimento e esporte.

Dicas para reduzir o estrago existem, mas o que realmente funciona?

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Afinal quarta-feira de cinzas a vida recomeça e por isso o Fábio tenta criar os mandamentos para voltarmos do "inferno bom" que é o Carnaval, passando o menor tempo possível no purgatório – que é aquele cansaço, ressaca, baixa produtividade de todo folião ao final da festa. Primeiramente, o especialista explica o que é a ressaca, listando seus principais sintomas:

Leia mais:

Imagem de destaque
8 de agosto a 8 de dezembro

Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades

Imagem de destaque
Novos hábitos

Confira quatro dicas para começar a praticar esportes

Imagem de destaque
Mulheres com mais de 40 anos

Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames

Imagem de destaque
Cuidado com a saúde

Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil


Dor de cabeça;

Publicidade


Mal-estar;


Sensibilidade à luz;

Publicidade


Diarreia;


Perda de apetite;

Publicidade


Tremor;


Náusea;

Publicidade


Fadiga;


Aumento dos batimentos cardíacos e da pressão arterial;

Publicidade


Desidratação (boca seca, sede extrema e olhos ressecados);


Problemas de concentração;

Publicidade


Ansiedade;


Dificuldade para dormir;


Fraqueza


Os sintomas mais comuns são a dor de cabeça, a fadiga e a desidratação, e o menos comum é o tremor. A gravidade e o número de sintomas variam de pessoa para pessoa. Mas quanto mais beber, o "estrago" será pior.


Geralmente precisamos ingerir de 5 a 7 doses, dentro do intervalo de 4 a 6 horas, para causar uma ressaca em uma pessoa que bebe pouco ou de forma moderada (um homem que beba até 3 doses de bebida alcoólica por dia ou uma mulher que tome até 1). Quem bebe acima disto, é capaz de ingerir uma quantidade maior de álcool devido a uma maior capacidade de metabolização.


Saiba casos que podem agravar a ressaca:


Beber com o estômago vazio;


Falta de sono;


Aumento da atividade física enquanto bebe (dançar, correr, pular);


Desidratação antes de beber;


Outras doenças que prejudicam a saúde;


A primeira razão é a desidratação. Quando se enche a cara, o cérebro secreta com menos eficiência a o hormônio antidiurético (ADH, na sigla em inglês), nos levando a urinar mais. 50 gramas de álcool nos fazem produzir 600 a 1000 ml de urina. Desidratados, continuamos bebendo álcool, um erro queinibe de vez a produção de ADH. Neste momento, passamos por distúrbios eletrolíticos(os minerais – sódio, potássio, calico e magnésio - são perdidos junto com a urina).


E segundo pelos processos químicos que estão acontecendo no corpo durante a ressaca por culpa do tal etanol (vulgo álcool). Para "botar pra fora o álcool é necessário quebrá-lo. E durante esse processo, algumas moléculas tóxicas são formadas. No fígado, uma enzima produz um componente chamado etanal. Também conhecido por acetaldeído, ele é tido como o vilão nº 1 da ressaca, já que em excesso causa aumento dos batimentos cardíacos, suores frios, náuseas e vômitos. Em outras palavras, o pacote completo das ressacas mais bravas.


Reprodução
Reprodução


Há ainda outros males que podem acometer um bebedor. A dor de cabeça, por exemplo, ocorre porque a rápida ingestão de álcool dilata os vasos sanguíneos, incluindo os que alimentam o cérebro, causando fluxo excessivo. Diarreias, por sua vez, podem ser causadas por desequilíbrios nos níveis de serotonina e histamina.


Em um estudo recente, no entanto, pesquisadores foram ainda mais longe. Eles convocaram pessoas para ficar sem comer ou se exercitar desde as quatro horas da tarde e começar a ingerir, às sete da noite, uma mistura de tequila com suco de laranja. Às onze, foram dormir.


No dia seguinte, os cientistas tiraram sangue dos voluntários e descobriram o seguinte: a bebida elevou os níveis de vários anticorpos. Em organismos saudáveis, que não têm agentes externos a combater, estes antígenos acabam causando náusea, tremores, diarreia e sintomas de gripe. Ou seja, nosso corpo combate o álcool como se fosse uma infecção.


A ressaca nos deixa também "menos inteligentes", o que confirmam pesquisadores da Universidade Keele, no Reino Unido. Eles descobriram que a ressaca atrapalha nossa memória (pior ainda a do trabalho) – conhecimento de fácil acesso no seu cérebro, que te faz entender essa sentença do início ao fim). Aí fica mais difícil fazer algumas tarefas básicas, como contas mentais. Durante a ressaca o desempenho da memória de trabalho pior até 10%, e ainda ficamos mais lerdos: se você tem 20 anos, quando tem ressaca, seu tempo de reação parece com o de alguém de 40 anos.


Agora como o carnaval é tempo em que os excessos são permitidos, o médico Fábio Cardoso ensina como reduzir o sofrimento pós-folia. Vamos as dicas:


Alimenta-rse antes de beber é a regra de ouro contra a ressaca. Estômago vazio não, nem antes, nem durante;


Vá de água antes, durante e, principalmente, depois da bebedeira. Antes de dormir, ingira bastante água. Essa tática ajuda seu organismo a metabolizar o álcool enquanto você descansa. Se acordar para fazer xixi, tome mais água. Além de hidratar seu corpo, ela ajuda a eliminar o álcool e livrar-se das toxinas. Outra dica é colocar gelo ou água no drinque para diluí-lo ou intercalar bebidas não-alcoólicas e alcoólicas.


Trocar a água por suco ou refrigerante também pode (há estudos que falam maravilhas dos refrigerantes sabor limão). Essas bebidas são ricas em carboidratos, que ajudam a repor energias;


Consuma alimentos leves para não estressar ainda mais o organismo (pobre em gorduras, rica em frutas, vegetais e líquidos). Inclua no cardápio os carboidratos complexos, como pão integral. O álcool aumenta a acidez e irrita a mucosa estomacal. Os alimentos secos e salgados desaceleram a produção de ácido. Deixe de lado molho branco, queijos amarelos alimentos muito condimentados e frituras;


Tome um polivitamínico e repositor mineral antes de beber e ao acordar;


Se a dor de cabeça estiver infernal, o Ibuprofeno pode ser o medicamento mais indicado;


Consuma ovos dia seguinte dá energia como qualquer outro alimento. Eles contêm grande quantidade de cisteína, substância que ataca o acetaldeído (a toxina que causa a ressaca) na glutationa esgotada no fígado. Portanto, os ovos podem ser uma ajuda em potencial para limpar as toxinas que sobram. Outra boa opção é brócolis;


Comer bananas na manhã seguinte supre os eletrólitos perdidos como qualquer alimento, mas também reabastece especificamente o potássio perdido pelo efeito diurético do álcool. Outros alimentos ricos em potássio como o kiwi ou bebidas esportivas (isotônicos) também funcionam;


O único remédio para uma ressaca é o tempo. Não importa o que um indivíduo faça, o organismo ainda vai ter que limpar todos os subprodutos tóxicos deixados da noite anterior.

Descanse, durma, o processo de cura melhora com você em repouso! Mesmo que seja pra tirar uma leve soneca de 30 minutos, o corpo já agradece!


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade