Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Alta intensidade

Rotina de "exercícios express" é dolorosa e deficiente

Redação Bonde
27 mai 2013 às 12:18
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A última tendência em atividades físicas é um método conhecido como "treino de alta intensidade", apelidado de HIT (sigla em inglês para "High Intensive Training"). Diversos estudos têm sugerido que os benefícios do treino físico poderiam ser alcançados em muito menos tempo com esse método, que combina pegadas muito curtas de exercícios com alta intensidade. Nos Estados Unidos o hit do momento é um suposto "treino de sete minutos", baseado em HIT. Alcançar seu objetivo de saúde e beleza em 7 minutos? Com certeza soa atraente. Mas será que é realmente eficaz?

Segundo especialistas, não. A rotina de "exercícios express" não é tão eficaz e sequer é tão curta quanto parece. Um estudo publicado na edição de maio-junho do American College of Sports Medicine’s Health & Fitness Journal revelou que o treino de 7 minutos - composto por 12 exercícios de alta intensidade, que usam apenas o peso corporal como resistência - pode sim ser uma maneira eficiente de perder peso e melhorar o condicionamento cardiovascular e muscular. Entretanto, os pesquisadores sugerem que esses resultados serão obtidos somente após a repetição de três ou quatro vezes seguidas da série. O tempo total de exercícios alta intensidade deve alcançar pelo menos 20 minutos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Sete minutos é uma pequena quantidade de exercício", disse Cris Slentz, fisiologista do exercício da Universidade de Duke (EUA). "Os pesquisadores têm mostrado consistentemente que um pouco de exercício é melhor do que nada, mas que mais é bem melhor".

Leia mais:

Imagem de destaque
8 de agosto a 8 de dezembro

Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades

Imagem de destaque
Novos hábitos

Confira quatro dicas para começar a praticar esportes

Imagem de destaque
Mulheres com mais de 40 anos

Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames

Imagem de destaque
Cuidado com a saúde

Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil


Os cientistas não negam que haja um benefício mínimo para a saúde a partir de um treino de sete minutos, que eles descrevem como 'um benefício físico-funcional modesto'. "Alguém que não se exercita não vai queimar calorias suficientes para realmente obter benefícios metabólicos", disse Slentz.

Publicidade


Os autores não recomendam este programa para pessoas que estão acima do peso, previamente feridas ou idosas. Alguns dos exercícios não são recomendados para pessoas com hipertensão ou doenças cardíacas.
"O treino pode ser perigoso para pessoas cujos corpos não estão preparados", disse Elsbeth Vaino, especialista em condicionamento. "É uma boa opção apenas para um indivíduo que já está apto fisicamente".


7 minutos, pra começar

Publicidade


O grande apelo desse treino parece ser o quão rápido ele é. Ele também parece ser direcionado a pessoas ocupadas, profissionais com pouco tempo para se exercitar. Mas Vaino observou que a maioria desses profissionais gasta muito do seu tempo sentado. "Isso significa que eles precisam de um conjunto diferente de exercícios do que o treino de sete minutos fornece", disse ela, acrescentando que mais atenção deve ser dada para os músculos superiores das costas e glúteos.


Por fim, o estudo apontou que o treino de sete minutos não é uma experiência agradável. Os autores escrevem que "a boa execução deste programa requer um participante disposto e capaz, que pode lidar com um grande grau de desconforto".


Isto pode parecer desanimador. Mas, para aqueles que transformam o treino em um hábito, o desconforto pode se tornar menos perceptível. "O truque com este – ou qualquer outro programa de exercícios – é torná-lo habitual, uma parte irracional da sua rotina diária", disse Wendy Wood, professora de psicologia e negócios na Universidade do Sul da Califórnia (EUA).

Embora o treino possa parecer difícil no começo, sua curta duração pode aliviar um pouco essa dor. "Uma vez que forma-se o hábito, então o desconforto torna-se relativamente sem importância", disse Wood. (Fonte: Hype Science)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade