20/01/21
PUBLICIDADE
Contrações musculares

Saiba o que fazer para aliviar as câimbras e como evitar o problema

Dolorosas e repentinas, as contrações involuntárias em um ou mais músculos são conhecidas como câimbras. O problema acontece geralmente nos membros inferiores, deixando os músculos e tendões visivelmente rígidos.

Causas


De acordo com Andrea Sette, clínica geral do Hospital e Maternidade São Luiz, a câimbra é sinal de que algo está afetando os músculos. As principais causas do problema são prática exagerada de esportes, má circulação, desidratação e deficiência de potássio, cálcio e magnésio.

Reprodução
Reprodução


Como evitar

Para evitar que os músculos fiquem contraídos e doloridos por segundos ou até mesmo minutos a dica é manter o corpo hidratado e apostar em alimentos ricos em cálcio, potássio e magnésio. Brócolis, linhaça, espinafre e couve-manteiga estão na lista dos alimentos ricos em cálcio. Para garantir a ingestão de potássio, a dica é consumir tomate e abacate, além da banana.

Segundo Ana Claudia Santos, nutricionista do Hospital Albert Einstein, outra maneira de evitar a câimbra é fazer um breve alongamento aproximadamente 15 minutos antes de dormir e antes e depois das atividades físicas.

O que fazer na hora

Na hora da dor repentina, a principal dúvida é: o que fazer? De acordo com Diego Leite de Barros, fisiologista do esporte do Hospital do Coração, na hora da câimbra o truque é massagear a área afetada com movimentos circulares para relaxar o músculo e aliviar a dor.

Se a rigidez dos músculos acometer a perna, o ideal é ficar em pé e colocar o peso sobre a perna acometida e dobrar os joelhos para facilitar o estiramento dos músculos. "Se não for possível ficar em pé, o indicado é esticar a perna e puxar os pés para trás com ajuda das mãos", completa. (Fonte: Bolsa de Mulher)
Redação Bonde
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Curiosidade

Estudo da CODE genetics mostra como gêmeos idênticos se distinguem

20 JAN 2021 às 11h50
Conheça a história

Livro ‘Cozinha do Pioneiro’ valoriza os sabores e memórias de Ibiporã

20 JAN 2021 às 09h18
Boa notícia!

Paranaenses comemoram chegada da vacina contra o coronavírus

20 JAN 2021 às 08h59
Cuide-se!

Conheça nove nutrientes para a saúde e beleza da pele, cabelos e unhas

20 JAN 2021 às 08h39
4 milhões de doses até maio

Beto Preto, secretário de Estado da Saúde, afirma que "guerra não está vencida"

19 JAN 2021 às 15h50
Comemoração

Imunização da Covid-19 emociona profissionais da saúde do HU de Londrina

19 JAN 2021 às 15h33
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados