Pesquisar

Canais

Serviços

Reprodução
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Ciência comprova

Saiba por que beber água antes das refeições ajuda no emagrecimento

Katiuscia Mizokami - Redação Bonde
01 jul 2016 às 09:42
Continua depois da publicidade

O inverno é uma época em que muita gente aproveita para tentar perder os quilinhos a mais e ficar com o corpo em dia para quando chegar o verão. É fato que é muito mais difícil controlar a alimentação na época mais fria, contudo, uma pesquisa mostrou que uma tática simples pode te ajudar a eliminar a gordurinha indesejada: beber água 30 minutos antes de comer. De acordo com a endocrinologista da Clínica Essenza, Paula Pires, ingerir o líquido antes das refeições ajuda e muito nesse processo.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

Um estudo, que foi publicado na revista Obesity, analisou dois grupos de obesos que passaram 12 semanas se alimentando com dietas de baixa caloria. Um grupo, porém, foi orientado a beber mais água (500 ml de água - dois copos antes de cada uma das três principais refeições do dia). No fim do experimento, foi constado que todos os participantes perderam de 5 kg a 8 kg. Porém, o grupo que ingeriu mais água conseguiu eliminar em média 2 kg a mais do que os outros.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

A especialista então explica que isso deve-se ao fato de que os que beberam água comeram, em média, 40 calorias a menos. "A explicação para isso é a seguinte: ao beber água antes de uma refeição, ocorre uma distensão do estômago, que libera hormônios e sinais para o cérebro sinalizando que a saciedade já pode ser iniciada. O processo começa antes mesmo da refeição. Os sinais levam 20 minutos em média para atingir o cérebro, ou seja, ao ingerir água 30 minutos antes de comer, o indivíduo tem a saciedade ativada e assim sente-se saciado com quantidades menores que de costume", finaliza a médica.


Continue lendo