Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cuidados com o corpo

Saiba quais são os três melhores exercícios para manter a forma

Redação Bonde
30 mai 2016 às 09:39
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Você provavelmente já ouviu falar em flexão, prancha ou agachamento, não é? Para alguns especialistas, esses três exercícios são os melhores para quem quer entrar em forma. E, além de serem ótimos para melhorar o condicionamento físico, eles não exigem equipamentos especiais ou um espaço adaptado para que sejam realizados.

Contudo, é importante ficar atento a alguns detalhes antes de começar a praticá-los, para que o exercício seja potencializado e você não corra o risco de causar alguma lesão ao corpo. Então, confira as dicas para aproveitar melhor as três modalidades:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


1. Flexões

Leia mais:

Imagem de destaque
8 de agosto a 8 de dezembro

Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades

Imagem de destaque
Novos hábitos

Confira quatro dicas para começar a praticar esportes

Imagem de destaque
Mulheres com mais de 40 anos

Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames

Imagem de destaque
Cuidado com a saúde

Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil


Profissionais da área afirmam que as flexões são a melhor maneira para fortalecer a parte superior do corpo. Então, para um melhor aproveitamento do exercício, o ideal é realizá-lo de forma pausada e sem movimentos bruscos, prestando muita atenção na postura.

Publicidade


O corpo deve estar voltado para baixo, se apoiando nos braços e com as mãos paralelas por uma distância superior à dos ombros. É preciso manter o corpo reto com a cabeça inclinada para baixo, voltada para o chão.


Reprodução
Reprodução


Já os tornozelos, os joelhos, os quadris e os ombros devem estar alinhados e a deixe a pelve não pode cair ou empurrar os glúteos para fora. Lembre-se também de deixar que o peito toque levemente o solo, com os cotovelos em uma posição de 90 graus. Faça força com os braços empurrando-os para cima até chegar à posição inicial.

Reprodução
Reprodução


E não esqueça de expelir o ar na medida em que faça força para subir. Concentre-se e use os músculos dos ombros, peitoral e tríceps. Respire novamente ao reiniciar o exercício.

Publicidade


2. Prancha


É a melhor maneira para fortalecer a região composta pelos músculos do abdômen, glúteos e lombar. Trata-se de um exercício em que não há movimento, mas que é vital manter a postura correta. Veja detalhes de cada parte do corpo:

Publicidade

Reprodução
Reprodução


Bumbum: mantê-lo em posição estática, sem deixar que suba ou desça.


Pés: podem estar juntos ou separados, depende do que achar mais cômodo.

Publicidade


Pelve: deve estar alinhada de maneira natural com a coluna vertebral. Não que ela caia.


Costas: Mantê-las retas. Não arqueie as costas, nem para cima nem para baixo, já que isso pode causar lesões, gerar dor e impedir o trabalho efetivo dos músculos.

Publicidade


Pescoço: posicione-o voltado para o chão e mantenha-o erguido. Não levante a cabeça já que isso pode afetar a região inferior do pescoço.


Cotovelos e antebraços: devem estar posicionados por debaixo dos ombros. Não deixe que os ombros e os braços toquem o chão.

Publicidade


Ombros: tanto os ombros quanto os braços devem estar posicionados de forma a aguentar o peso do corpo.


3. Agachamentos


Eles trabalham toda a parte inferior do corpo. Mas fique sempre atento, já que erros em sua execução pode comprometer os resultados. Lembre-se de separar os pés e nivelá-los com os quadris, de forma que os dedos apontem levemente para fora. O movimento começa dobrando-se os joelhos para baixar o tórax.


Reprodução
Reprodução


Não deixe que os joelhos cedam ao peso e se dobrem para dentro e mantenha as costas retas, com o bumbum apontando para trás. É também recomendável fazer uma pausa quando alcançar a posição inferior, com os músculos paralelos ao chão.


Reprodução
Reprodução


Ao subir, mantenha a cabeça reta, sempre olhando para frente. O tórax também deve ser mantido reto, evitando que se curve para frente. Retorne à posição inicial e repita o movimento.


Reprodução
Reprodução


Alerta


Se você está começando, vá com calma e não faça mais do que cinco repetições de cada um. E caso sinta dor, pare imediatamente o exercício. Se ela não desaparecer, consulte um médico.

(Com informações de BBC Brasil)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade