Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Use com moderação

Salto alto é uma das principais causas de lesão muscular

Redação Bonde
13 out 2009 às 10:13
- Biondini/Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

É fato que charme e elegância femininos estão relacionados ao uso de salto alto. Em contrapartida, a esse hábito estão associadas dores na coluna e nos pés. "O salto alto força o indivíduo a equilibrar-se sobre uma base muito menor, a ponta dos pés, e para que esse equilíbrio seja mantido, grupos musculares, não treinados para tal função, serão forçados, favorecendo as lesões", explica o ortopedista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Eduardo Murilo Novak.
O resultado de tanto esforço, afirma o especialista, são lesões musculares, tanto na coluna como nos membros inferiores. O médico afirma que o salto alto é o maior causador de lesões musculares, como dores lombares e nas vértebras.

O fisioterapeuta e diretor do SEFIT (Serviços Especializados em Fisioterapia do Trabalho), Alison Alfred Klein, cita que os principais problemas causados são as lombalgias, cervicalgias, hérnias discais e artrose das vértebras. "Qualquer tipo de alteração na distribuição do peso poderá trazer problemas sérios para a saúde", ressalta o fisioterapeuta.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Complexo de Cinderela

Leia mais:

Imagem de destaque
8 de agosto a 8 de dezembro

Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades

Imagem de destaque
Novos hábitos

Confira quatro dicas para começar a praticar esportes

Imagem de destaque
Mulheres com mais de 40 anos

Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames

Imagem de destaque
Cuidado com a saúde

Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil


De onde vem o culto ao salto alto? "O conceito vem da ideia de que pé feminino ideal é aquele pequenino, estreito e que caiba num sapato de cristal, de preferência com um salto bem alto", diz o ortopedista, citando o Complexo de Cinderela. Entretanto, a cultura vai contra a anatomia.

Publicidade


De acordo com Eduardo o desenho do pé é feito para que haja uma perfeita distribuição do peso do corpo, entre os mais diversos ossos da extremidade dos membros inferiores. "A parte detrás do pé (retropé) tem ossos fortes, grandes e robustos, que servem para absorver impacto e sustentar o peso do corpo", explica. Assim, dá para entender, porque nosso calcanhar tem um coxim de gordura, que serve para amortecer a carga. "A parte da frente do pé (antepé) tem ossos finos, longos, que servem para dar impulsão ao indivíduo", completa o médico.


Dicas de uso para o salto alto


Mas, é possível usar salto sem muito prejuízo à saúde. A dica dos especialistas é ter bom senso e procurar:

• Usar salto alto com moderação e por pouco tempo;
• Trocar o salto de 10 cm pelo de 3cm;
• Usar mais calçados confortáveis que deixam os dedos se movimentar, não prejudicando unhas que sofrem com os bicos finos;
• Usar tênis é a melhor opção quando os problemas aparecem;
• Usar salto plataforma. "Os calçados com salto plataforma eleva os pés e não apenas a região do calcanhar", salienta Dr. Alison.
• Descartar sapatos que apresentam desnível maior que 5 cm entre a parte frontal e o calcanhar.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade