21/01/21
PUBLICIDADE
Dieta em risco

Sete delícias de inverno que podem fazer a balança disparar

Fondue, queijos, vinhos e chocolate quente são os principais vilões do ganho de peso durante os meses mais frios

Basta o tempo esfriar um pouquinho para que fondues, queijos, vinhos e outras guloseimas típicas da estação entrem no nosso cardápio. O problema, é que as delícias que invadem as mesas no inverno são bastante calóricas e gordurosas, colocando sua dieta e saúde em risco. "Tudo é permitido desde que consumido com moderação. Os quitutes são um perigo para a dieta se forem consumidos a qualquer hora sem nenhum controle ou disciplina. Se optar pela fondue hoje, no dia seguinte volte para sua dieta com ingredientes balanceados e saudáveis. O ideal é balancear as calorias e nutrientes ingeridos ao longo da semana para comer tudo o que gosta, em quantidades adequadas, sem ganhar peso", explica a nutricionista do Dieta e Saúde, Roberta Stella.

Para que você fique de olho na balança durante o inverno, a especialista separou algumas dicas que ajudam a manter a forma mesmo nos meses mais frios:


Vinhos

os polifenois e flavonoides presentes no vinho aumentam o HDL, o bom colesterol; e auxiliam na aceleração do metabolismo levando a perda de peso, porém, em excesso, sobrecarrega o fígado e pode levar a embriaguez. Não se deve ingerir a bebida com açúcar ou mel, pois, a adição destes ingredientes pode elevar muito o teor calórico do vinho pesando na dieta. O ideal é consumir no máximo um copo de vinho por dia para homens e três vezes por semana para mulheres.

Queijos

Apesar de calórico e com alto teor de gordura saturada (aquela que aumenta o colesterol), o queijo deve fazer parte da nossa dieta em quantidades moderadas, pois é um alimento rico em cálcio, nutriente importante para prevenir problemas nos ossos futuramente. "Prefira queijos brancos: quanto mais branco o queijo, menor a quantidade de gordura, de calorias e sal. Uma excelente opção é a ricota", explica Roberta.

Pinhão

O tipo de gordura existente no pinhão é denominada ?gordura boa? (insaturada) de mais fácil digestão do que as da carne (saturadas), por isso seu consumo é indicado, mas deve-se tomar cuidado com o valor calórico. 1 uniddade tem cerca de 30 calorias. Consuma 100 gr duas ou três vezes por semana.

Chocolate quente

Reprodução
Reprodução


Apesar de delicioso e mais do que bem vindo nas noites frias de inverno, o chocolate quente é muito calórico e deve ser consumido com moderação: ?o chocolate quente mais incrementado é feito à base de ingredientes muito calóricos, gordurosos e ricos em açúcar. Como sentimos mais frio no inverno, a tendência é consumi-lo mais para tentar esquentar o corpo. Por isso, o ideal é optar por versões mais leves da bebida e tomar com moderação. "Que tal preparar um chocolate quente com leite desnatado e chocolate em pó light, isso já ajuda a diminuir as calorias", sugere Roberta Stella.

Sopas

Ela é benéfica para quem busca emagrecer porque a maior quantidade de água traz uma sensação de saciedade, além de contribuir para a digestão, entretanto, se não houver uma seleção de produtos leves, o efeito pode ser contrário prejudicando a sua dieta, por isso, não se engane e invista nas versões mais leves com legumes e verduras. Elas podem até substituir as saladas. Evite as sopas cremosas e com queijos gordos.

Fondue

Passar o inverno sem experimentar uma fondue é tarefa árdua. A receita cremosa e quentinha dá muito mais sabor aos dias frios. Mas é preciso ter cuidado com as calorias: chocolate, carne e queijo possuem alto teor de gordura e são bastante calóricos, por isso, prefira as versões mais leves do prato, à base de legumes e produtos light.

Capuccino

Além de dar aquele ânimo espantando a fadiga, alguns estudos provam que cafeína presente no capuccino, ativa regiões do cérebro beneficiando a concentração, o planejamento e a execução de tarefas mentais. "Com a adição de ingredientes gordurosos e calóricos como creme de leite, doce de leite e outros, a bebida pode se tornar uma bomba na sua dieta", finaliza Roberta. (Fonte: Minha Vida, Saúde, Alimentação e Bem-estar)
Redação Bonde
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Além da estética

Coach lança desafio para emagrecimento saudável com base na mudança de crenças

20 JAN 2021 às 17h15
Ecommerce em ascensão

Compras com cupom de desconto ou dinheiro de volta na internet crescem 50% em 2020, diz empresa

20 JAN 2021 às 16h55
Curiosidade

Estudo da CODE genetics mostra como gêmeos idênticos se distinguem

20 JAN 2021 às 11h50
Conheça a história

Livro ‘Cozinha do Pioneiro’ valoriza os sabores e memórias de Ibiporã

20 JAN 2021 às 09h18
Boa notícia!

Paranaenses comemoram chegada da vacina contra o coronavírus

20 JAN 2021 às 08h59
Cuide-se!

Conheça nove nutrientes para a saúde e beleza da pele, cabelos e unhas

20 JAN 2021 às 08h39
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados