Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
De olho na balança!

Sete dicas para eliminar peso sem fazer dietas rígidas

Redação Bonde
13 nov 2012 às 08:36
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Comer é bom e todo mundo gosta, principalmente quando o cardápio do dia traz o seu prato favorito. Algumas vezes, os alimentos se tornam irresistíveis e, não satisfeita com apenas um pedaço, você acaba extrapolando. Comer descontroladamente é prejudicial à saúde e o resultado é sentido na balança com o peso extra.

Se você já tentou de tudo, mas não consegue parar de comer e não gosta de praticar exercícios, pode experimentar fazer algumas mudanças nos seus hábitos diários. Confira algumas dicas que vão te ajudar a perder peso sem perceber.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


1- Mastigue devagar

Leia mais:

Imagem de destaque
8 de agosto a 8 de dezembro

Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades

Imagem de destaque
Novos hábitos

Confira quatro dicas para começar a praticar esportes

Imagem de destaque
Mulheres com mais de 40 anos

Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames

Imagem de destaque
Cuidado com a saúde

Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil


A mastigação correta e lenta é essencial, pois a trituração feita pelos dentes reduz os alimentos em pedaços menores, o que transforma a digestão em um processo mais rápido e saudável.

Publicidade


Quando se mastiga bem os alimentos, a sensação de saciedade é maior e mais rápida. Os sabores dos alimentos também ficam mais intensos e você aprecia melhor as refeições, comendo uma quantidade de alimentos bem menor.


2- Evite comer em frente à TV

Publicidade


Não tem nada melhor que assistir aquele seu programa favorito beliscando alguma "besteirinha", não é mesmo? Mas segundo estudos, ao comer em frente à TV, a quantidade de alimentos consuimidos tende a ser maior do que quando as refeições são feitas à mesa.


Isso porque quando estamos em frente à televisão, ficamos distraídos com o que estamos assistindo e não percebemos a quantidade de alimentos que ingerimos e aí vem o ganho de peso.

Publicidade


Sendo assim, o ideal é fazer refeições corretamente e longe da TV. Mas caso essa mania de comer em frente a telinha for incontrolável, a dica é dispensar os alimentos calóricos e comer algo mais leve, como frutas, cereais, saladas ou produtos de baixa caloria, assim você irá satisfazer a sua vontade sem ganhar peso.


3- Use pratos menores

Publicidade


Quanto maior for o tamanho do prato, mais espaço será preenchido e mais comida você irá comer. Por isso, para evitar exageros, comece trocando os pratos normais por tamanhos menores, assim você coloca pouca quantidade de comida. Além de deixar de comer descontroladamente, é uma forma de evitar desperdício de alimentos.


4- Fatie carnes e queijos

Publicidade


Você sabia que consumir os alimentos fatiados ao invés de pedaços ou filés, ajuda a se sentir satisfeita mais rapidamente? Os alimentos em fatias pequenas dão a impressão de bastante comida no prato e isso faz com que você pegue quantidades menores e aprecie cada pedacinho de comida.


5- Alimentos calóricos fora de alcance

Publicidade


Para evitar de assaltar a geladeira ou a despensa e comer alimentos calóricos descontroladamente, procure "esconder" essas tentações. Coloque os potes de biscoitos recheados e guloseimas em prateleiras altas, sorvetes no fundo do freezer e mantenha sempre os alimentos mais leves e saudáveis em locais de fácil acesso. Isso tudo para que você consiga ter uma alimentação mais saudável mantendo os alimentos calóricos fora de seu alcance.


6- Faça atividades saudáveis


Se você é do tipo de pessoa que não suporta aquela rotina de academia, procure fazer atividades agradáveis. Pedalar no parque, além de ser bastante divertido, é uma atividade física muito saudável.


Dançar é outra sugestão de atividade para perder peso sem perceber e que trabalha todos os músculos do corpo de forma mais dinâmica. Passear com o seu cachorro também é uma atividade pra lá de agradável, tanto para você como para o seu bichinho. Nadar pode ser a pedida para se refrescar nos dias mais quentes e ainda queimar bastante calorias. Ligar o som com as suas músicas preferidas nos dias de faxina é uma forma mais divertida e descontraída de fazer uma limpeza na casa e se movimentar. Troque o elevador pela escada para se exercitar. Volte aos tempos de infância e pule corda.


Estas são apenas algumas sugestões, mas você pode fazer diversas outras atividades saudáveis no dia a dia e se exercitar sem nem perceber.


7- Xô refrigerante!


Algumas pessoas são tão viciadas em refrigerante que acabam substituindo até a água pela bebida. Evite exagerar, pois além de ser um grande vilão para o aumento de peso, o refrigerante em excesso pode prejudicar sua saúde.

Prefira os sucos naturais, que são mais saudáveis e saborosos. Você pode experimentar um sabor diferente de suco a cada dia e deixar para tomar o refrigerante apenas uma vez no final de semana ou de forma mais controlada durante a semana. Além de substituir aos poucos o refrigerante por sucos naturais, não se esqueça de consumir até dois litros de água por dia. (Fonte: Dicas de Mulher)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade