Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
De olho no verão!

Sete dicas para não se machucar fazendo exercícios em casa ou ao ar livre

Redação Bonde
05 nov 2014 às 11:22
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Faltam aproximadamente 60 dias para o final do ano. Com a chegada do verão, parte da população brasileira corre atrás para perder os quilos adquiridos no ano e ficar em forma para colocar um biquíni ou uma sunga.

Para quem não tem tempo ou logística para ir à academia, as atividades físicas em casa ou ao ar livre são uma alternativa prática e barata. Mas, segundo a fisioterapeuta Priscila Gonçalves, consultora da Shopfisio, empresa especializada em saúde e bem-estar - é necessário tomar alguns cuidados para o exercício não se transformar em uma lesão ou causar problemas à saúde.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Não tome água apenas quando sentir sede

Leia mais:

Imagem de destaque
8 de agosto a 8 de dezembro

Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades

Imagem de destaque
Novos hábitos

Confira quatro dicas para começar a praticar esportes

Imagem de destaque
Mulheres com mais de 40 anos

Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames

Imagem de destaque
Cuidado com a saúde

Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil


Quando você sente sede é sinal de que o organismo está precisando de água e que algo já não está funcionando bem. Por isso não espere a sede bater para tomar água. Consuma antes, durante e principalmente após o exercício para se manter hidratado.

Publicidade


Cuidado com a musculação


É preciso cuidado redobrado ao praticar exercícios com peso. Evite fazer sem supervisão de um profissional para orientar sobre o modo correto de executá-los. Dê preferência aos exercícios aeróbicos ou opte por faixas elásticas, que permitem exercícios de acordo com a resistência do praticante. Há tanto para iniciantes, quanto para quem faz musculação há anos.

Publicidade


Equipamentos de qualidade


Muitas pessoas apostam em comprar acessórios fitness para potencializar as atividades físicas em casa ou ao ar livre. É uma ideia muito bem-vinda, mas para Priscila Godoy, é necessário tomar cuidados na hora de escolher os produtos. "O barato pode custar caro, alguns produtos são muito mais baratos que os outros, mas se não apresentam qualidade podem trazer lesões aos músculos e articulações. A regra se aplica para todo tipo de produto - de faixas elásticas a bicicleta ergométrica", explica

Publicidade


Manutenção da bola suíça


A bola suíça é uma grande parceira para quem faz exercício em casa. Ela ajuda tanto no alongamento, quanto nos exercícios de força. Entretanto, é preciso tomar cuidado em como usá-la. A bola precisa estar sempre cheia e firme para evitar lesões e mal jeito no pescoço e costas. O ideal é que, ao colocar o peso, a bola não ceda mais que 15 cm.

Publicidade


Abdômen contraído


Em qualquer exercício é necessário contrair o abdômen. É uma forma de proteger a região lombar e estabilizar a coluna enquanto a pelve e os outros membros do corpo se movem. Com o abdômen contraído, temos um melhor posicionamento da caixa torácica, o que evita lesões.

Publicidade


Check-up esportivo


Independente do exercício – seja ele de pequeno ou grande esforço – é preciso saber se o seu corpo está preparado e se existem limitações do seu organismo. Por isso, é importante realizar um check up antes de iniciar qualquer prática. Dê preferência ao check up esportivo, ele dará dados como o esforço cardiorrespiratório e muscular.

Publicidade


Roupas


Há quem pense que usar roupas justas ajuda a potencializar a perda de gordura corporal. Isso é apenas mito. Atividades físicas devem ser realizadas com roupas confortáveis e que permitam suar naturalmente. As roupas com algodão e linho, que são fibras naturais, absorvem o suor rapidamente e deixam a pessoa mais confortável. Eles são responsáveis pela forma que o seu corpo absorverá o impacto dos exercícios, sendo peças fundamentais para evitar lesões e ajudar na saúde das articulações.

Serviço:
www.shopfisio.com.br


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade