Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Mexa-se!

Vai correr? Saiba como escolher o tênis ideal para começar a se exercitar

Redação Bonde
28 jan 2016 às 15:41
- Reproduçã
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Se praticar uma atividade física está entre as suas metas para 2016, que tal apostar na corrida? Além de ajudar a emagrecer, melhorar a qualidade do sono e a capacidade cardiovascular, a modalidade é uma importante aliada no combate aos níveis altos de colesterol e a osteoporose. No entanto, é importante lembrar que alguns cuidados básicos são fundamentais antes de entrar de vez no esporte. Para os especialistas do Centro de Alongamento Ósseo - CALO, entre eles está a escolha do tênis ideal.

De acordo com o ortopedista André Shecaira, utilizar o calçado certo para cada atividade física não só ajuda na prevenção de problemas ortopédicos, como também potencializa a performance durante o exercício. O médico ainda ressalta que os principais fatores que ocasionam lesões são o impacto da corrida sem amortecimento suficiente, torção ao se exercitar sem um tênis com estabilidade adequada e a sobrecarga de músculos e ligamentos. "Se um modelo de calçado não for adequado, refletirá em todo sistema locomotor. Os problemas podem não aparecer de um dia para o outro, mas, eventualmente, acabarão em lesões como entorses e fratura", alertou o profissional.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No caso específico da corrida, o tênis deve ser maleável e leve, para não prejudicar a impulsão e flexibilidade do atleta. Além disso, ter uma boa ventilação e capacidade de amortecimento de impacto também são características importantes, destaca o ortopedista Rodrigo Mota. "Os amortecedores evitam que o impacto do corpo no solo repercuta de forma negativa no corredor, com o surgimento de lesões. Já a ventilação é importante para não esquentar muito o pé, evitando o acúmulo de umidade", disse Mota.

Leia mais:

Imagem de destaque
8 de agosto a 8 de dezembro

Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades

Imagem de destaque
Novos hábitos

Confira quatro dicas para começar a praticar esportes

Imagem de destaque
Mulheres com mais de 40 anos

Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames

Imagem de destaque
Cuidado com a saúde

Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil


Solução individual

Publicidade


Existem três tipo de pisadas: a neutra – mais comum, quando a passada é impulsionada com a parte frontal do pé –, a supinada – quando a parte externa do pé é usada para impulso – e a pronada – quando são utilizados para impulsionar a ponta do pé, dedão e parte externa. Para o ortopedista Maurílio Mendes, é importante que o corredor pesquise e avalie a sua junto a um especialista antes de investir em um novo modelo de tênis. "A melhor solução para evitar lesões é aquela individualizada, de acordo com as características do paciente. Também pode ser recomendada a compra de um calçado com pisada neutra, e o uso de palmilhas corretivas e personalizadas para compensar as diferenças", completa.


Quer evitar lesões? Confira algumas dicas dos especialistas e corra com mais conforto e segurança:

Publicidade


Hidratação é sempre fundamental.


Respeite os limites dos corpos e dos pés. Nunca corra lesionado!

Dê importância para pesquisa de pisadas com um ortopedista. Correr com uma biomecânica prejudicada pode causar sérios problemas ortopédicos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade