Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Depende de você

Vantagens e desvantagens de cada horário para treinar

Redação Bonde
16 abr 2013 às 09:54
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Bem cedinho, na hora do almoço, no meio da tarde ou só depois do trabalho. Adequar a agenda com o treino na academia é uma tarefa difícil para muita gente, mas algumas dicas podem ajudar a identificar a hora certa de treinar para cada pessoa, fazendo com que os resultados sejam potencializados.

A primeira e principal dica é usar o relógio biológico a seu favor. "O melhor horário para treinar é aquele em que se está mais disposto e com os níveis de energia altos", afirma Rodrigo da Silva, da Academia Smart Fit/DF, profissional de educação física da Academia Smart Fit. Mesmo assim, é sempre bom conhecer as vantagens e desvantagens do treino em diferentes horários.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Manhã

Leia mais:

Imagem de destaque
8 de agosto a 8 de dezembro

Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades

Imagem de destaque
Novos hábitos

Confira quatro dicas para começar a praticar esportes

Imagem de destaque
Mulheres com mais de 40 anos

Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames

Imagem de destaque
Cuidado com a saúde

Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil


A vantagem de treinar no período da manhã é que o organismo é acelerado logo cedo, despertando mais rapidamente para as atividades cotidianas. Porém, os cuidados com a alimentação devem ser redobrados. Quem come pouco antes de se exercitar pode ter sintomas de hipoglicemia (queda nos níveis de açúcar no sangue). Por isso, nas refeições pré-treino reúna os principais grupos alimentares como carboidratos, proteína, fibras e gorduras.

Publicidade


Tarde


Já para quem tem a tarde livre para praticar exercícios, provavelmente se sentirá mais forte para levantar disposto para suar. Isso porque a temperatura do corpo costuma ser mais alta nesse período, o que contribui para o desempenho nas atividades anaeróbicas, como a musculação. Porém, essa disposição não é valida para quem pratica atividades aeróbicas, para a queima de gordura. Para quem prefere a vida noturna saiba que os exercícios são um ótimo aliado do sono, porém, se realizado pouco tempo antes de se deitar, ele pode o efeito inverso.

Publicidade


Noite


Há quem consiga sair da academia, tomar um banho e dormir tranquilo. Mas se não quer correr o risco de ficar acordado na madrugada, então reserve de duas a três horas para o corpo desacelerar. Segundo Rodrigo, não existe um horário em que o consumo de calorias é maior, na realidade esse consumo vai depender totalmente do treinamento realizado. "Antes de mais nada é preciso respeitar o metabolismo de cada pessoa e entender em que momento ele funciona melhor", ressalta.

Serviço:
www.smartfit.com.br


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade