Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Imagem distorcida

Vigorexia: quando a busca pela perfeição física vira doença

Redação Bonde
13 out 2015 às 09:31
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Nos meses que antecedem a chegada do verão muita gente passa a se dedicar com mais afinco aos exercícios para mostrar um corpo bonito e 'sarado' na estação mais quente do ano. Mas, além de tomar alguns cuidados físicos na hora de treinar, é preciso também ficar atento aos aspectos psicológicos, que podem ter grande influência nessa busca por um resultado rápido em um curto espaço de tempo.

Desejar um corpo musculoso a qualquer custo pode parecer apenas um comportamento exagerado, mas, agravada por um conjunto de fatores psicológicos, fisiológicos e sociais, essa situação pode desencadear a vigorexia, uma complexa síndrome que tem características de transtornos da conduta alimentar.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A vigorexia, também conhecida como dismorfia muscular ou "anorexia nervosa reversa", está associada à distorção de imagem corporal em indivíduos do sexo masculino, mas também pode sim acontecer em mulheres. Esse transtorno envolve uma preocupação de não ser suficientemente forte e musculoso em todas as partes do corpo. Os indivíduos com vigorexia dedicam muitas horas de exercícios de força muscular e dietas para hipertrofia muscular. Como estão sempre insatisfeitos com sua condição física, isso acarreta em sofrimento pessoal e prejuízos na vida social. Então, ficar obcecado pelos resultados do seu 'projeto verão' pode virar uma doença.

Leia mais:

Imagem de destaque
8 de agosto a 8 de dezembro

Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades

Imagem de destaque
Novos hábitos

Confira quatro dicas para começar a praticar esportes

Imagem de destaque
Mulheres com mais de 40 anos

Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames

Imagem de destaque
Cuidado com a saúde

Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil


"Além dos exercícios em exagero, pessoas que sofrem de vigorexia também passam dos limites em relação a dietas alimentares, sendo que tudo isso tem causa psicológica. Quem tem o problema não percebe, porque dentro dele existe apenas uma compulsão, a de ficar ainda mais sarado", explica a psicóloga Carla Ribeiro.


Segundo a especialista, os principais sintomas do transtorno são dores musculares, excesso de cansaço, fome, irritabilidade e principalmente ansiedade. "O indivíduo desenvolve sintomas obsessivos-compulsivos. Quanto mais se exercita mais insatisfeito fica. Se sente inferior, o que não condiz ao corpo musculoso, e acaba agravando os sintomas de ansiedade podendo chegar a uma depressão", revela a psicóloga do Rio de Janeiro.

Os 'vigoréxicos' geralmente não procuram ajuda em um primeiro momento por não terem consciência da compulsão pelo corpo perfeito. "O tratamento da pessoa vigoréxica é feito para que o indivíduo se aceite como é. Para que busque se conhecer mais e possa ter maior controle dos pensamentos obsessivos na mudança corporal. Fazendo as mudanças de maneira saudável. Assim, o primeiro passo é cortar o uso de esteroides e anabolizantes - que normalmente são usados - para não prejudicar ainda mais a saúde", conclui.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade