Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Violência doméstica

Recicladores participam de palestras educativas sobre Violência Doméstica

N.Com
15 ago 2017 às 16:01
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Teve início nesta segunda-feira (14), às 11 horas, uma série de encontros sobre "Violência Doméstica", realizados pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), por meio do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CAM). As palestras educativas são voltadas para mulheres e homens que trabalham na Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis e Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Londrina (Cooper Região).

Na palestra que ocorreu nesta segunda-feira, no barracão da Cooper Região localizado na Rodovia Celso Garcia Cid, participaram 46 mulheres. A atividade foi conduzida pela assistente social do CAM, Gisele Falcão.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com a gerente do CAM, Lucimar Rodrigues, o primeiro encontro foi uma oportunidade para as trabalhadoras aprenderem sobre o assunto, descobrindo as várias formas de violência doméstica. "Foi um encontro de participação muita intensa, com várias mulheres tirando suas dúvidas e fazendo perguntas. Foi tão positivo que a palestra durou mais do que o previsto, devido a várias perguntas que tivemos que responder", contou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Horóscopo

Veja o que setembro reserva para seu signo

Imagem de destaque
Eleições

Eleitor tem até 4 de maio para solicitar título; tire dúvidas sobre o documento

Imagem de destaque

Milagre é reconhecido, e Papa João Paulo I será beatificado

Imagem de destaque
Por assédio

Funcionária que denunciou presidente da CBF diz ter pensado que ia morrer


Dentre os tópicos abordados, as recicladoras puderam conhecer a rede de proteção à mulher existente no município. "Muitas mulheres não sabem dessa rede que o Município integra com um Centro de Referência e a Casa Abrigo. A cidade conta também com uma vara e uma delegacia especializadas em atender a mulher. Londrina é referência nessa área, tendo inclusive uma patrulha em parceria com a Guarda Municipal, com a qual as mulheres podem contar em caso de qualquer violência contra a mulher", destacou a gerente do CAM.

Publicidade


Lucimar afirmou que os próximos encontros serão mistos, com participação de homens que trabalham com a Cooper Região também. "A violência doméstica é algo que atinge e prejudica toda a família. E muitos homens acham normais esses atos, devido à naturalização dessa atitude, pois foram criados assim. E por isso nós queremos desmistificar essa situação, apontando que não é natural. Vamos ensinar que toda violência contra a mulher é crime, seja ela psicológica, moral, sexual, patrimonial, entre outras, trabalhando com eles o que a Lei Maria da Penha rege em relação a isso", frisou.


Programação – Nova palestra educativa será realizada na terça-feira (15), às 11 horas, para aproximadamente 35 funcionários. Será ministrada pela psicóloga Mirtes Menezes. O encontro vai ocorrer no Entreposto Oeste 2 da Cooper Região, na Rodovia Celso Garcia Cid, 390.

A última etapa da ação será realizada na quarta-feira (16), às 15 horas, no Entreposto Centro A, que fica na Rua Saturnino de Brito, 93. A psicóloga Fernanda Nogueira irá abordar o tema, com mais 38 catadores de recicláveis.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade