Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda

Mulheres também sofrem com a queda capilar; saiba as causas e tratamentos

Redação Bonde com assessoria de imprensa
05 out 2020 às 09:18
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quando se pensa em queda de cabelo, a primeira imagem que muitas vezes vem à mente é a de um homem propício à calvície. Raramente é um assunto associado a uma mulher que está sofrendo silenciosamente enquanto observa seu cabelo cair a cada passagem da escova. Normalmente, em ambos os casos, a perda de cabelo pode causar problemas incalculáveis de autoestima.


Todavia, há boas notícias para mulheres que estejam enfrentando a queda de cabelo. Hoje, existem ferramentas de diagnóstico, direções de tratamento e outros métodos eficazes para evitar o problema.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O que causa?

Leia mais:

Imagem de destaque
Maquiagem

Batom vermelho é a principal tendência da próxima temporada, dizem maquiadores da SPFW

Imagem de destaque
Tendências

SPFW destaca cabelos volumosos com texturas, faixas e coques na passarela

Imagem de destaque
Oleosidade

Sabonetes enzimáticos auxiliam no controle de filamentos sebáceos na pele

Imagem de destaque
Aos 16 anos

Rayssa Leal é a primeira brasileira a ser embaixadora global da Louis Vuitton


Rodrigo Honorato, cirurgião e especialista em transplante capilar, explica que o stress causado pelo período desencadeia mudanças hormonais que podem culminar em problemas capilares, como a alopécia areata. "A falta de atividades física, noites mal dormidas, também desregulam alguns hormônios que, por sua vez, reduz a defesa do sistema imune", completa.

Publicidade


As mulheres perdem cabelo de maneira diferente dos homens. Em geral, o gênero feminino sofre de queda de cabelo difusa, em comparação com a queda de cabelo característica frontal e coroa nos homens.


Algumas das causas médicas reversíveis da queda de cabelo feminina incluem desequilíbrio do hormônio tireoidiano, anemia, baixos níveis de vitamina D, alterações hormonais pós-parto e menopausa. A síndrome do ovário policístico (SOP) tem sido relacionada à perda de cabelo feminina, assim como medicamentos como anticoncepcionais, anti-hipertensivos, esteróides e antidepressivos e outros fatores do dia a dia, como o estresse físico, psicológico e emocional significativo.

Publicidade


Na meia-idade, aproximadamente 40% das mulheres apresentam sinais de queda de cabelo de padrão masculino (alopecia androgênica).Extensões de cabelo podem ser usadas para camuflar o quão fino o cabelo de uma mulher está ficando. No entanto, a tração no cabelo fraco geralmente leva a mais queda de cabelo, tornando a situação ainda pior.


Como tratar?

Publicidade


O primeiro passo para reconstruir o cabelo é avaliar as causas subjacentes do aumento da queda e corrigir os problemas médicos, se houver. Em seguida, o uso de produtos capilares que comprovadamente fortalecem o cabelo, previne a queda e nutrem o couro cabeludo são essenciais para restaurar uma quantidade saudável de cabelo.


A recomendação é iniciar o tratamento da calvície com a introdução de fármacos como a finasteride e o minoxidil, que são capazes de diminuir a concentração de dihidrotestosterona no corpo. Este é o hormônio responsável pela miniaturização dos folículos capilares e posterior morte deles. Conseguindo o melhor controle deste hormônio é possível controlar a queda de cabelo”, comenta o cirurgião. "Além disso, o tratamento da alopecia pode ser complementado com a aplicação de nutrientes e vitaminas no couro cabeludo associado ao minoxidil, as quais são realizados em sessões mensais ou semanais dependendo do caso. Outro adjuvante interessante é a LEDterapia realizada em sessões semanais para ajudar no fortalecimento dos folículos capilares”, completa.

Publicidade


Para mulheres com cabelo ralo, tratamentos com gel de plasma rico em plaquetas (PRP) podem ser usados ​​para estimular o crescimento do cabelo. O PRP está repleto de fatores de crescimento que mantêm mais folículos capilares na fase de crescimento ativo, anágeno, criando cabelos com aparência mais espessa e cobrindo o couro cabeludo de maneira mais uniforme. O PRP é injetado no couro cabeludo em três sessões com um mês de intervalo. Para manter a plenitude, as injeções de PRP são realizadas a cada seis meses.


Já para as mulheres com áreas calvas, os procedimentos de restauração capilar são usados ​​para transplantar os folículos capilares das áreas mais grossas na parte de trás da cabeça para as áreas finas na frente ou no topo da cabeça. Os folículos são colhidos individualmente e colocados precisamente onde necessário. Isso é usado para restaurar uma linha do cabelo jovem, preencher manchas de perda de cabelo ou trazer de volta uma aparência mais completa. Este procedimento restaura não apenas a linha do cabelo, mas também a autoconfiança e a autoestima.

Se você é uma mulher que está considerando restauração capilar, certifique-se de encontrar um cirurgião plástico credenciado em sua área para uma consulta para discutir seu caso e avaliar as opções de tratamento.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade