Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira este guia!

Salve seu cabelo em um mês com cronograma capilar

Folhapress
28 out 2020 às 10:31
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O uso frequente de secador e chapinha, químicas recorrentes e até mesmo fatores relacionados ao meio ambiente, como poluição, tempo seco, muito sol, vento ou água do mar, podem deixar os fios ressecados. O cronograma capilar é a melhor solução para prevenir ou reverter esses danos.


Cronograma capilar é uma rotina de tratamentos indicada para todos os tipos de cabelo que tem como principal objetivo promover a saúde dos fios. O tratamento dura um mês e, durante esse tempo, serão alternados três tipos de procedimento: hidratação, nutrição e reconstrução. Cada um desses procedimentos tem uma função específica.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade



Hidratação

Leia mais:

Imagem de destaque
Maquiagem

Batom vermelho é a principal tendência da próxima temporada, dizem maquiadores da SPFW

Imagem de destaque
Tendências

SPFW destaca cabelos volumosos com texturas, faixas e coques na passarela

Imagem de destaque
Oleosidade

Sabonetes enzimáticos auxiliam no controle de filamentos sebáceos na pele

Imagem de destaque
Aos 16 anos

Rayssa Leal é a primeira brasileira a ser embaixadora global da Louis Vuitton


Objetivo: repor a água dos fios

Publicidade


Você precisa muito se: o seu cabelo está opaco, estático, sem brilho


Resultado: cabelo mais macio e brilhante

Publicidade


Quais produtos usar: máscara ou cremes de hidratação (busque no rótulo ingredientes como d-pantol, aloe vera e óleo de coco)



Nutrição

Objetivo:
repor os lipídeos (óleo) que os fios perdem no dia a dia

Publicidade


Você precisa muito se: seu cabelo está com muito frizz ou sem definição


Resultado: fios mais alinhados e sem frizz

Publicidade


Quais produtos usar: máscaras de nutrição feitas com com óleos ou manteigas vegetais (rícino, coco, argan, manga, abacate, girassol ou oliva)



Reconstrução

Publicidade


Objetivo: repor as proteínas, especialmente a queratina


Você precisa muito se: o seu cabelo está fraco e quebradiço

Publicidade


Resultado: fios mais fortes e resistentes


Quais produtos usar: máscara construtoras que contenham proteínas como queratina, colágeno, creatina, arginina e cisteína.



Entenda o seu cabelo


Todos os tipos de cabelo precisam das três etapas de tratamento para se manter bonito e saudável. Mas a combinação e a frequência dos procedimentos variam de acordo com as necessidades dos seus fios. Seu cabelo está muito seco? Foco na hidratação. Os cachos perderam a definição? Invista na nutrição. Está quebradiço, sem consistência? Precisa de ingredientes de reconstrução


Além da observação e do toque, há um teste que ajuda a descobrir a principal necessidade dos seus fios e, assim, definir o foco do seu cronograma


Teste da porosidade: Mergulhe alguns fios de cabelo em um copo com água e espere de dois a quatro minutos. Então repare se os fios afundaram, ficaram suspensos no meio da água ou afundaram.


Se os fios afundarem: o cabelo está muito poroso, invista em reconstrução Se os fios ficarem suspensos no meio: fios de porosidade média. Vá com o cronograma de nutrição Se os fios boiaram: as cutículas dos fios estão muito fechadas. Foco na hidratação


Escolha o cronograma


Siga o cronograma que mais atenda ao seu cabelo. O intervalo entre as máscaras, ampolas ou cremes deve ser de no mínimo dois dias - o exagero de óleos e nutrientes deixam os fios pesados. O tratamento deve ser feito durante um mês. Depois disso, continue com uma hidratação semanal, para garantir a manutenção.



Foco na HIDRATAÇÃO Semana 1: hidratação, nutrição e hidratação


Semana 2: hidratação, hidratação e nutrição


Semana 3: hidratação, nutrição e hidratação


Semana 4: hidratação, nutrição e reconstrução



Foco na NUTRIÇÃO Semana 1: nutrição, hidratação e nutrição


Semana 2: nutrição, nutrição e hidratação


Semana 3: nutrição, hidratação e nutrição


Semana 4: nutrição, hidratação e reconstrução



Foco na RECONSTRUÇÃO Semana 1: hidratação, nutrição e hidratação


Semana 2: hidratação, nutrição e reconstrução


Semana 3: hidratação, nutrição e hidratação


Semana 4: hidratação, nutrição e reconstrução



Faça como no salão


Parece bobagem, mas saber passar os cremes, máscaras ou ampolas é essencial para o bom resultado do tratamento. Antes de qualquer coisa, lave o cabelo. Escolha um xampu adequado ao seu tipo de cabelo. Aplique uma quantidade equivalente a uma moeda de um real nas mãos, esfregue até formar um pouco de espuma e passe no couro cabeludo. Massageie bem e vá "descendo" o produto até as pontas. Se você notar que não fez muita espuma, repita a operação. Enxágue bem.


Agora, aplique o creme: use o equivalente a uma ou duas moedas de um real, de acordo com o comprimento. Coloque o produto na palma de uma mão, e com a outra espalhe o produto nos fios, pegando todas as mechas. Comece o processo perto da raiz até as pontas. Massageie o cabelo para espalhar bem o produto. Em seguida, use um pente para desembaraçar e ajudar a espalhar melhor o creme ao longo dos fios. Prenda os fios e espere o tempo de ação descrito na embalagem.

Enxágue bem o cabelo até retirar totalmente a máscara. Depois, finalize como de costume, seja com condicionador, creme para pentear ou seu leave-in favorito.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade