Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Conscientização

Dia Nacional da Mamografia busca conscientizar a população sobre a importância do exame

Redação Bonde com Ministério da Saúde
05 fev 2021 às 16:06
- Freepik
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


Dia 05 de fevereiro é comemorado o Dia Nacional da Mamografia e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do exame para detectar alterações na mama.

Um levantamento da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) em parceria com a Rede Brasileira de Pesquisa em Mastologia, em 2017,revela que, entre as 11,5 milhões de mamografias que deveriam ser feitas, apena 2,7 milhões de fato foram realizadas. Isso significada que 3 a cada 4 mulheres não fizeram o exame.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


É importante ressaltar que quanto mais cedo o tumor for identificado, maiores as chances de cura. Para câncer de mama, os casos identificados no início trazem um índice de cura que pode chegar a 98%.

Leia mais:

Imagem de destaque
Artigo de desejo

Garrafa Pacco disputa mercado com copo Stanley e vira queridinha das mulheres

Imagem de destaque
Já ouviu falar?

Entenda o que é coreorgasmo, o orgasmo que mulheres sentem ao fazer exercícios físicos

Imagem de destaque
Saiba mais

Centro de Oficinas para Mulheres em Londrina oferta curso de Design de Sobrancelhas

Imagem de destaque
Gente como a gente

'Mães reais se vestem de forma preguiçosa', diz Rihanna


A mamografia, como forma de rastreamento do câncer, é indicada para mulheres acima dos 40 anos, anualmente, como recomendação da nossa instituição e da Sociedade Brasileira de Mastologia. O Ministério da Saúde recomenda a cada dois anos entre os 50 e 69 anos. Abaixo dos 40 anos, a mamografia pode ser indicada para mulheres com suspeita de síndromes hereditárias ou para complementar o diagnóstico, em caso de nódulos palpáveis e se o médico determinar esta necessidade.

Publicidade


Em caso de mamas muito densas, o médico poderá solicitar exames complementares, como o ultrassom. Em nossa instituição, em caso de mama densa, faz parte do protocolo fazer o ultrassom complementar de rotina.


A mamografia é um exame não invasivo e que deve ser feito inclusive por quem tem próteses mamárias. O exame pode ser incômodo para algumas pacientes, pois realmente precisa apertar bastante a mama para se conseguir uma boa imagem. No entanto, dor é uma questão de sensibilidade pessoal, ou seja, algumas mulheres não sentem dor. Para as que sentem, sugerimos que evitem programar seus exames para muito perto da data da menstruação, pois a mama estará mais sensível e isso pode aumentar o desconforto.

Publicidade


Uma dúvida comum, que surgiu devido a falsas notícias, é a necessidade de usar protetor de tireoide durante o exame. Isso é um mito, pois a mamografia não causa câncer de tireoide. O Colégio Brasileiro de Radiologia esclarece que não há necessidade do protetor. A quantidade de raios X liberada é muito pequena e é segura.


Como é feita a mamografia

Quem realiza o exame é um técnico em exames radiológicos especializado em fazer radiografias das mamas. O médico fará a leitura dessas imagens para verificar a existência de alguma alteração. O exame realizado adequadamente e interpretado por um profissional habilitado será muito importante para a detecção de pequenas alterações.

Publicidade


As mamas são colocadas sobre uma placa de acrílico e outra placa semelhante exerce uma pressão para que a mama fique com uma espessura uniforme. Esse detalhe faz toda a diferença! É a compressão que facilita a identificação de lesões suspeitas que possam estar escondidas atrás do tecido mamário. Esse cuidado também evita o diagnóstico de lesões que não existem, formadas pelas áreas mais densas da glândula que ficam sobrepostas, formando uma falsa imagem. A compressão dura alguns segundos e pode causar algum desconforto, mas a importância do exame supera esse detalhe.


Embora a mamografia seja o principal exame para detectar anormalidades nas mamas, apenas uma biópsia poderá confirmar o diagnóstico, se benigno ou maligno. Um relatório médico (laudo) acompanha os filmes ou o CD que contem as imagens do exame. Geralmente o parecer neste relatório consta de uma classificação denominada BI-RADS, usada em quase todo o mundo para uniformizar o laudo. Essa classificação vai de 0 (zero) a 6 (seis) e cada uma delas sugere uma conduta específica. Se no laudo constar BI-RADS 4 ou 5 seu médico deverá solicitar uma biópsia.


Câncer de mama em homens

Não existe rastreamento para câncer de mama em homens, por ser uma doença rara. Mas, a mamografia é recomendada quando o paciente apresenta queixa como caroço na mama, secreção ou inchaço próximo do mamilo e dor unilateral.

Recomendação

Evite marcar o exame para uma data que anteceda a menstruação, quando as mamas podem estar mais sensíveis. O ideal é realizá-la logo após o período menstrual.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade