Pesquisar

Canais

Serviços

Freepik
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Autocuidado

Palestra virtual aborda tipos de câncer mais comuns entre as mulheres

Redação Bonde com N.com
18 out 2021 às 17:11
Continua depois da publicidade

Como parte de uma série de atividade com profissionais que abordam diferentes assuntos da saúde da mulher, a Prefeitura de Londrina promove a palestra virutal ,“Cânceres de útero, ovário e mama”, nesta quarta-feira (20), às 17h. A campanha busca incentivar as mulheres a praticarem o autocuidado e orientar sobre os cânceres que mais acometem essa população, a Prefeitura de Londrina está realizando a Campanha Outubro Rosa

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


Os três cânceres debatidos na palestra têm estimativa de quase 90 mil casos novos em todo o país, neste ano. Para falar sobre o assunto, estarão a mastologista da Unidade de Mama do Cismepar, Beatriz Daou Verenhitach, e o ginecologista e obstetra Marcos André da Silva, que atua na Secretaria Municipal de Saúde de Londrina e de Ibiporã.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade


A mediação ficará a cargo da enfermeira e coordenadora de Saúde da Mulher da SMS, Priscila Colmiran. Ela adiantou que a palestra trará quais os principais fatores de risco, sinais e sintomas, quais exames são importantes para rastreamento e diagnóstico precoce, e como funciona a rede de atendimento no Município. “E, visando a qualidade de vida, o que pode ser feito para minimizar ou reverter os fatores de risco”, completou.


Com transmissão ao vivo pelo Google Meet, a palestra pode ser acessada pelo link e não é necessária inscrição prévia. Esta ação é oferecida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), juntamente com as secretarias municipais de Saúde e de Políticas para as Mulheres (SMPM). Conta também com parceria do Departamento de Saúde Coletiva (DESC) da Universidade Estadual de Londrina (UEL).


A presidente do CMDM, Rosalina Batista, explicou que as lives são organizadas pela Comissão de Saúde da Mulher do conselho e, para a Campanha Outubro Rosa, trazem convidados de outras entidades e órgãos para contribuir com orientações que tragam qualidade de vida para a mulher. “Sabemos que muitas mulheres não procuram as unidades de saúde por falta de informação ou de tempo, e também que prevenir e diagnosticar essas doenças são ações muito importantes. Então, que nesta quarta (20) elas assistam a 

Continua depois da publicidade

live, tirem suas dúvidas e, quando puderem, reservem um tempo para cuidar de si mesmas. O câncer de colo de útero pode ser 100% prevenido, mas o de ovário é silencioso e demora para mostrar seus sintomas. E temos uma rede municipal pronta com oferta de exames, mas para isso a mulher precisa ir até a unidade de saúde”, frisou.


De acordo com a coordenadora da Comissão de Saúde da Mulher do CMDC e servidora da SMPM, Elaine Galvão, o principal objetivo das palestras é transmitir informações, acolher e elucidar dúvidas sobre temas centrais da saúde das mulheres. “Entendemos que a informação é a primeira condição para a adoção de práticas de autocuidado e de acesso à saúde”, disse.


Os temas das palestras virtuais das semanas anteriores foram “Qualidade de vida e saúde da mulher” e “Planejamento reprodutivo”. Na próxima semana, dia 27, o assunto debatido será “Saúde mental e bem-estar”. “Em todos os encontros, contamos com a participação de profissionais especialistas no assunto. Temos a preocupação de levar informações pautadas em evidências científicas, mas procuramos, também, promover um espaço de diálogo e reflexão sobre os obstáculos enfrentados pelas mulheres que comprometem o autocuidado e o acesso à assistência à saúde”, complementou Galvão.


Arrecadação de Lenços


Outra iniciativa importante que está sendo realizada durante o Outubro Rosa é a arrecadação de lenços para mulheres em tratamento oncológico. Os acessórios, novos ou usados, podem ser entregues em um dos pontos de arrecadação, distribuídos por toda cidade.


As caixas estão disponíveis na sede administrativa da Prefeitura de Londrina e da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, na Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Sercomtel Iluminação, Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento (CTD), Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-LD) e na Câmara Municipal de Londrina.


Também apoiam a campanha o Hospital Araucária, Unopar/Pitágoras, Senac e Sercomtel. Outros estabelecimentos e entidades que queiram participar, disponibilizando uma caixa de arrecadação de lenços, podem entrar em contato com a SMPM pelo e-mail [email protected]

Continue lendo