Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Mês da mulher

Saúde da mulher vai além dos cuidados ginecológicos

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
05 mar 2021 às 15:29
- Istock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


O mês de março é dedicado às mulheres. Não bastassem todos os desafios enfrentados diariamente, no ano passado, o mundo precisou encarar a pandemia de covid-19. Muitas mulheres precisaram adaptar suas rotinas em casa à realidade do home office; além de equilibrar os cuidados com a família e a carreira. Muito mais que uma comemoração, é um momento de falar do poder feminino, de valorização da mulher, e porque não de lembrar que todas devem se cuidar e serem cuidadas?

"Independentemente da idade, a mulher precisa de cuidados essenciais com a saúde. E, desta forma, garantir também a qualidade de vida”, pontua a ginecologista e consultora médica do Grupo Sabin, Mirna Mourão.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Cada mulher tem necessidades específicas quanto à atenção com a saúde e o bem-estar. No entanto, algumas recomendações gerais são importantes para uma vida mais longeva e saudável.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Centro de Oficinas para Mulheres em Londrina oferta curso de Design de Sobrancelhas

Imagem de destaque
Gente como a gente

'Mães reais se vestem de forma preguiçosa', diz Rihanna

Imagem de destaque
Neste sábado

Mulheraço na ExpoLondrina terá Adriana Pontin abordando o papel da inteligência estratégica

Imagem de destaque
Pesquisa

Mulheres devem ser principais cuidadoras de filhos recém-nascidos para 69%, diz Datafolha


"A rotina de consultas das mulheres é muito marcada pela prevenção dos cânceres de mama e do colo do útero ou quando estão gestantes. Mas, é necessário lembrar de cuidados básicos que devem estar atrelados a esses exames de rastreamento e periódicos, como: manter alimentação saudável, cuidar da saúde mental e praticar atividades físicas”, explica a especialista.

Publicidade


Exames preventivos

Um levantamento feito pela Federação Brasileira da Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) em 2019, chamado "Expectativa da mulher brasileira sobre sua vida reprodutiva: as relações dos ginecologistas e obstetras com suas pacientes”, aponta que pelo menos 5,6 milhões de mulheres brasileiras não costumam consultar um ginecologista-obstetra. Os dados alarmantes ainda mostram que 16,2 milhões não consultam um médico há mais de um ano e que 4 milhões nunca procuraram um profissional da área.


"Os exames periódicos ou check-ups têm a finalidade de diagnosticar alterações da saúde da mulher mesmo antes da paciente apresentar sinais e sintomas de doenças, melhorando as chances de tratamento e cura”, explica a ginecologista.


Entre os exames de rotina mais comuns estão o papanicolau (indicado para detectar precocemente câncer de colo de útero e infecções), ultrassom das mamas, tireóide e a mamografia. De acordo com o histórico clínico de cada paciente, os médicos podem solicitar também exames laboratoriais.

Mamografia

A mamografia é conhecida como o raio-X das mamas. Com ela, é possível detectar possíveis sinais de câncer de mama antes mesmo do nódulo ser formado, possibilitando maior chance de cura. A mamografia deve ser feita a cada 2 anos, entre 50 e 69, ou antes, com recomendação médica.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade