Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Será?

30% dos brasileiros reduziram consumo de bebidas alcoólicas na pandemia

Redação Bonde com assessoria de imprensa
05 out 2020 às 10:04
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Três em cada dez brasileiros reduziram o consumo de bebidas alcoólicas durante a quarentena – feita em decorrência da pandemia de Covid-19 –, de acordo com pesquisa conduzida pela empresa Toluna, em julho, a pedido da Ambev, para mapear os hábitos de consumo de álcool dos brasileiros durante os meses de reclusão social.


Entre os 30% que afirmam ter diminuído a ingestão alcoólica, 65% dos entrevistados alegaram que a mudança aconteceu por conta do corte de gastos e 42% buscavam melhorar os índices de saúde, sendo que eles poderiam escolher mais de um motivo para a redução.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Outros fatores que podem explicar parte da queda da ingestão alcoólica é a falta de interação humana. Isso porque, normalmente, é mais comum que as pessoas se sintam incentivadas a beber mais quando estão em eventos com os amigos ou a família, seja em casa ou em bares e restaurantes. Assim, sem essa parte social do álcool, há, naturalmente, uma diminuição do interesse apresentado pela população.

Leia mais:

Imagem de destaque
Sabia?

Vilipêndio de cadáver: legislação do Brasil criminaliza atos praticados contra mortos

Imagem de destaque
Desigualdade

IBGE: 10% mais ricos ganham 14,4 vezes a renda dos 40% mais pobres no Brasil

Imagem de destaque
De 14 anos

Filha de mulher presa em caso de idoso morto no banco precisa de cuidados especiais, diz advogada

Imagem de destaque
Entenda

Aval à fundação da Lava Jato entrará no foco do CNJ após divergências sobre Gabriela Hardt


Ainda assim, houve 41% do total de entrevistados que mantiveram os mesmos costumes anteriores à quarentena, enquanto 29% afirmaram que aumentaram a frequência com que bebiam cervejas, vinhos e demais bebidas alcoólicas.

Publicidade


Manutenção da saúde


O consumo excessivo de bebidas alcoólicas não é recomendado pelos órgãos de saúde. Para manter níveis saudáveis de ingestão, o ideal é tomar as substâncias em períodos distantes de tempo – com algumas semanas de intervalo – e sempre em poucas quantidades.

Publicidade


Acontece que há um número expressivo de pessoas que bebem todos os dias. Eles são chamados de etilistas e colhem uma série de malefícios ao corpo, incluindo o organismo e a saúde mental, já que o exagero no álcool agride o sistema nervoso central, principalmente se consumido em quantidades grandes.


Considera-se uma ingestão perigosa quando são mais de duas doses, no caso dos homens, ou mais de uma dose, no caso das mulheres. Os prejuízos são diversos: desde sono desregulado, mudanças de humor, piora da capacidade cognitiva e motora, até redução de sensação de energia vital, entre outros.


Um dos órgãos mais afetados é o fígado, que tem a capacidade de metabolizar as moléculas de etanol para eliminar a substância ingerida do organismo. Contudo, quando uma quantidade alta é consumida em pouco tempo, ele não consegue eliminá-las, o que as deixa concentrar no local, causando danos às células hepáticas.

Com a diminuição das bebidas, é possível que o órgão se recupere sozinho, desde que uma doença mais grave – como cirrose – não tenha sido desenvolvida.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade