Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Abolir a proteína animal

5 dicas de nutricionista para quem deseja se tornar vegano

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
24 mar 2021 às 16:29
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


A pandemia fez com que as pessoas repensassem hábitos e buscassem uma vida mais saudável. Segundo um relatório da Mintel, feito no Reino Unido, 25% dos jovens da geração Y disseram que a dieta vegana tornou-se mais atraente durante a pandemia. Porém, substituir uma dieta onívora por uma vegana pode ser uma mudança e tanto. Por conta disso, é recomendado que a transição seja feita com cuidado e, de preferência, com a supervisão de um profissional. "Primeiro de tudo, é preciso uma reeducação alimentar para adaptar o corpo à mudança", afirma Alice Cristina Coca, nutricionista.

Para ajudar as pessoas interessadas a mudar o estilo de vida, a profissional respondeu algumas das dúvidas mais comuns apresentadas pelos iniciantes na alimentação vegana. Confira abaixo:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


1. Frequentar ou pedir delivery em restaurantes veganos ajuda no processo?
Sim, pelo fato de estimular a familiarização com outras texturas e gostos. Além de tomar contato com uma uma gama diferente de pratos, pedir o delivery de um restaurante vegano pode te incentivar a aprender a cozinhar novas combinações saborosas e práticas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Desenrola Brasil é prorrogado; veja como renegociar sua dívida

Imagem de destaque
Em rede social

Jair Renan diz que trocou RJ, reduto dos Bolsonaro, por SC devido ao 'povo trabalhador e honesto'

Imagem de destaque
Dados de 2022

Mundo joga fora mais de 1 bilhão de refeições por dia, diz ONU

Imagem de destaque
Veja ranking

Tamarana está entre os municípios com mais casamentos no Brasil


2 - Ao começar, elimino a proteína animal de uma vez ou aos poucos?
Segundo a profissional, a decisão varia de acordo com estilo de vida de cada pessoa. Aqueles que estão com uma boa condição de saúde e têm hábitos alimentares saudáveis podem tirar a carne de uma vez. Para os que possuem uma alimentação defasada, ou seja, que apresenta a falta de alguns nutrientes, é recomendado substituir a proteína animal aos poucos.

Publicidade


3 - É preciso ingerir suplemento vitamínico?
Algumas vitaminas só estão presentes em carnes, vísceras e ovos, tais como as do complexo B. Por isso, é necessário repor essas vitaminas de alguma maneira, seja com substituições ou a partir do consumo de suplementos. Outro ponto que pode ser determinante para a adoção de um suplemento é a fase da vida na qual o vegano se encontra. Dependendo da faixa etária, o metabolismo necessita de diferentes vitaminas para manter seu bom funcionamento. Uma mulher vegana grávida e um idoso vegano têm necessidades nutricionais distintas. Por conta dessas especificações, é recomendado agendar uma consulta com um nutricionista.


4 - É necessário fazer acompanhamento nutricional?
É importante porque o acompanhamento de um profissional garantirá à pessoa a elaboração de um plano alimentar personalizado e com a indicação de todos os nutrientes necessários para o seu organismo. Sem o devido acompanhamento e adaptação, os iniciados na dieta vegana correm o risco de desenvolver doenças devido à falta ou ao excesso de nutrientes. "A deficiência de vitamina B9, por exemplo, pode gerar depressão e doenças psiquiátricas", alerta a profissional.


5 - Quais alimentos não posso deixar de consumir?
Uma alimentação vegana não pode excluir a proteína vegetal, que pode ser encontrada em legumes e verduras. Além disso, a nutricionista ressalta a importância da inclusão da soja na dieta, que tem todos os nutrientes presentes na proteína animal. A profissional indica o consumo da soja orgânica, que não envolve agrotóxicos.

Para saber mais informações sobre a dieta vegana, consulte um nutricionista.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade