Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Sabia?

Após testar negativo para covid, quando devo me testar de novo?

Bárbara Santos - Estagiária*
28 jan 2022 às 08:52
- Shvets production/Pexels
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O início de 2022 trouxe novos casos de infecção por covid-19 e, por consequência, mais dúvidas sobre a testagem para a detecção do vírus. Após a coleta do exame, caso tenha um resultado positivo, a indicação da OMS (Organização Mundial da Saúde) é manter o isolamento e acompanhar a evolução da doença em casa, sem necessidade de repetir o teste. Mas se o teste for negativo, em quanto tempo se pode realizar uma nova coleta? Quais são os cuidados a serem tomados? A infectologista Jaqueline Capobiango do HU (Hospital Universitário de Londrina) respondeu à FOLHA essas questões.


Capobiango explica que após coletar o teste e receber um resultado negativo, o ideal é respeitar o período de incubação do vírus para realizar uma nova coleta quando necessário. Segundo a OMS, esse período tem duração média de cinco dias e corresponde ao processo do primeiro contato com o vírus até o início dos sintomas da doença, é o tempo em que o vírus leva para ser replicado nas células do corpo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


‘’Um fator que interfere na sensibilidade do teste é o período de incubação. Se estiver nele, o vírus ainda não está se manifestando e o exame ainda será negativo.  É quando após o contato [com um infectado], você espera para avaliar se a pessoa vai desenvolver a doença ou não. Então, um teste coletado muito precocemente após o contato com o vírus pode vir com um falso negativo’’, explica a infectologista.  

Leia mais:

Imagem de destaque
Ronnie Lessa

Mandantes de assassinato de Marielle prometeram lotes para executor do crime

Imagem de destaque
1ª turma

Turma do STF forma maioria para manter prisão de suspeitos de mandar matar Marielle

Imagem de destaque
Saiba mais

Lula orienta governo a tratar caso Marielle com sobriedade e a valorizar trabalho da PF

Imagem de destaque
Em 25 de março

Primeira Constituição, outorgada há 200 anos, lançou as bases do Estado brasileiro independente


Continue lendo na Folha de Londrina.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade