Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Confira

Arte Urbana em destaque no Sesi Londrina

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
02 abr 2019 às 11:42

Compartilhar notícia

- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


Nas ruas há poesia, há som, há imagens potentes e inspiradoras, há discursos relevantes e há inovação. O Sesi Cultura Paraná sabe bem disso e, há quatro anos, promove uma ação que dá visibilidade à produção artística das ruas, trazendo pra dentro dos muros e paredes do Centro Cultural SESI/AML diversas expressões artísticas. Entre os dias 3 e 6 de abril, a Semana de Arte Urbana de Londrina chega em sua quinta edição prometendo conquistar o público com exposições, performances, improviso, feira e shows, no Centro Cultural Sesi/AML.

A Semana de Arte Urbana de Londrina mais uma vez volta o seu olhar para os processos múltiplos de produção artística, dando visibilidade a diálogos invisíveis, a encontros visíveis, a lugares de escuta e de reconhecimento da alteridade. A ação, de iniciativa do Sesi Cultura Paraná, desde 2014 tem contribuído para que a criação e a fruição da arte não sejam uma via privilegiada de mão única, mas que sejam voltadas e favoráveis a todos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A quinta edição do projeto chama a atenção por colocar em diálogo a arte exposta dentro das paredes do Centro Cultural Sesi/AML com o espaço aberto e de passagem das ruas. "Temos um mural que compõe a exposição que pode ser visto de fora pra dentro através dos vidros", conta Laura Vicente, Gestora do Centro Cultural Sesi Londrina.

Leia mais:

Imagem de destaque
Feira da avenida São Paulo

Grupo Mulheres do Brasil distribui o 'Violentrômetro' neste domingo em Londrina

Imagem de destaque
Nova pesquisa

Sexismo e machismo são empecilhos para ascensão na carreira federal

Imagem de destaque
Dividindo opiniões

Reino Unido discute descriminalização do suicídio assistido para pacientes terminais

Imagem de destaque
Danos aos usuários

Comissão do Senado aprova projeto para proteger crianças e adolescentes na internet


Para colocar em prática a sua intenção, um dos artistas convidados para a edição 2019 da Semana de Arte Urbana é Silfarlem Junior de Oliveira, de Vitória – Espírito Santo. Doutorando em Artes Visuais e pesquisador das proposições artísticas contemporâneas, ele fará a abertura da programação na quarta-feira do dia 3 de abril com uma exposição coletiva seguida de performance com participação dos artistas: Alexandre Makiolke, Camila Melara, Carolina Moraes (Ourinhos-SP), Coletivo Caroço (LND-POA), Edson Vieira, Elke Coelho, Gabriel Bonfim, Karina Rampazzo, Maikon Nery, Pablo Blanco, Priscila Johnson, Silfarlem Oliveira (Vitória-ES) e Thais Arcangelo - Curadoria Carolina Sanches.

Publicidade


Na quinta-feira do dia 4 de abril, João de Carvalho comanda um momento de discotecagem urbana a partir das 19h. O som será acompanhado do que o artista chama de poesia forjada no ritmo das ruas e de performance sonora, "falação", de Silfarlem de Oliveira.


Uma Feira de Impressos com artistas locais, visuais e gráficos também fará parte da programação. Nela, o público poderá comprar as produções expostas direto dos artistas para usar na decoração de casa. Estarão disponíveis cartazes, lambe-lambes, adesivos, zines, publicações, gravuras, entre outras técnicas. Também haverá espaço para as artes cênicas com a Cia Hemostasia. O grupo vai apresentar a sua pesquisa a partir de experiências oníricas e de conceitos como TAZ e o chamado Terrorismo Poético – ambos do autor Hakim Bey.

Publicidade


Para fechar com chave de ouro, a Semana de Arte Urbana apresenta show com The Weird Family. Toda a programação é gratuita e de indicação livre. Para agendar grupos de visitações na exposição que fica até 30 de maio, basta entrar em contato via e-mail [email protected].



Programação:

Publicidade


• Abertura da exposição coletiva:


Plano de Fuga e performance Dos Vadios Vagos, com Silfarlem Oliveira.

Publicidade


03 de abril | às 19h | livre


A exposição coletiva Plano de Fuga visa trazer à tona as manifestações, invenções e intervenções que ao serem analisadas coletivamente e em sua totalidade podem apontar para um possível plano de fuga.

Publicidade


• "Falação" + videotecagem


com Silfarlem Oliveira e Videotecagem urbana com João de Carvalho
04 de abril | às 19h | livre

Publicidade


- Silfarlem, artista de Vitoria (ES), é Doutorando em Artes Visuais - Linha Processos Artísticos Contemporanêos - PPGAV-UDESC. Sua pesquisa reflete sobre proposições artísticas contemporâneas vinculadas à noção de experimentação e participação.


- Videotecagem urbana com João de Carvalho: A Videotecagem Urbana, que se integra à 5ª Semana de Arte Urbana do SESI, vem nos proporcionar algumas horas de sons e imagens para que possamos imergir na mais pura poesia forjada no ritmo das ruas.


• Performances e improviso: Cia Hemostasia e Improvisório VI


5 de abril | às 19h | livre
- Cia Hemostasia aborda a pesquisa que envolve a construção cênica a partir das experiências oníricas dos performers em confluência com os conceitos de TAZ e Terrorismo Poético, ambos do autor Hakim Bey.


- O improvisório VI busca a construção de uma identidade sonora coletiva por meio da minúcia na interação, mas mirando também a descontrução de dogmas musicais. A experiência do grupo traz a possibilidade de explorar os sentidos em uma apresentação que nunca mais se repetirá da mesma maneira.


• Feira de Impressos e Show com The Weird Family


06 de abril | às 19h | livre


- A Feira de Impressos reúne artistas locais, visuais e gráficos, que produzem em diversos meios e técnicas: cartaz, lambe-lambe, adesivo, zine, publicação, gravura etc. O objetivo da feira é apresentar e comercializar os trabalhos dos artistas locais, fortalecendo as trocas entre o público e entre os próprios expositores.


- The Weird Family é formada por Suy Correa no violão, banjo e vocal e Mariana Franco no baixo acústico e backing vocals. Reunindo seus objetivos com absoluta competência, a versatilidade da banda, que transita entre o blue grass, folk music, rockabilly e o pop, é o ingrediente essencial para formar a estranheza característica da The Weird Family, que escolheu a rua como sala de estar.


Datas: 3 a 6 de abril
Classificação: livre
Valor: gratuito
Local: Centro Cultural Sesi/AML
Endereço: Rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130 – Centro
Observação: espaço sujeito a lotação



Mais informações:

www.sesipr.org.br/cultura


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo