Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Sistema cardiovascular

Baixas temperaturas aumentam risco de problemas vasculares

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
04 jun 2021 às 17:50
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O risco de problemas vasculares, como as isquemias de membros inferiores em pacientes arteriopatas, podem ser potencializadas durante o inverno.


Segundo a Dra. Fátima El Hajj, cirurgiã vascular, o frio contrai as artérias, ocasionando a má circulação do sangue. Pés e mãos frias, dedos azulados, dor forte nos pés, mesmo em repouso, úlceras e feridas nos membros são sintomas que devem ser observados e tratados.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A prevenção é baseada em bons hábitos de vida: alimentação saudável, exercícios físicos regulares e não fumar. "A dieta mediterrânea, rica em vegetais frescos, proteína magra, frutas antioxidantes e gorduras saudáveis pode ser uma grande aliada para a saúde cardiovascular”, explica a especialista.

Leia mais:

Imagem de destaque
Planejamento familiar

Desejo de ter menos filhos impulsiona busca por laqueaduras e outros contraceptivos de longo uso

Imagem de destaque
Análise

Movimento de descriminalização de drogas esbarra em falhas de políticas sociais

Imagem de destaque
16 de abril

No Dia Mundial da Voz, veja dicas de especialista para ter uma voz mais confiante

Imagem de destaque
Relatório

Lava Jato permitiu uso irregular de provas contra a Petrobras pelos EUA, diz Corregedoria do CNJ


Além disso, é muito importante manter os exames preventivos em dia, como índice tornozelo-braquial (ITB), realizado no próprio consultório, e o Ultrassom Doppler que é o "estetoscópio” do cirurgião vascular.


Vale ressaltar que em nenhuma doença o paciente deve se automedicar, especialmente nas patologias vasculares que o tratamento envolve antiagregante plaquetários e anticoagulantes, que podem ocorrer sangramentos graves sem a orientação médica.

Para quem apresenta dor sem isquemia crítica, o tratamento é medicamentoso aliado a mudança de hábitos de vida e atividade física orientada. Mas, quando se apresenta dor em repouso e lesão trófica, normalmente são abordados cirurgicamente.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade